Leoninna lança 9ª e 10ªturmas do programa UNA na escola Monte Castelo, com o objetivo de inserir jovens no mercado de trabalho.
Por Redação – do Rio de Janeiro
A empresa Leoninna desenvolve mais duas turmas do programa socioemocional e profissionalizante UNA – Um Novo Amanhã, totalizando 10 até o momento. Focado em jovens de 13 a 29 anos da Escola Monte Castelo, em Coelho Neto, o programa oferece aulas que integram teatro, inteligência emocional e o curso “Jovem Youtuber”. Com um total de 14 aulas ao longo de três meses, sempre às terças e quintas-feiras, o UNA tem como objetivo principal inserir esses jovens no mercado de trabalho.
O UNA – Um Novo Amanhã nasceu de um sonho: oferecer capacitação profissional gratuita para jovens de regiões vulneráveis, com uma abordagem inovadora e “papo reto”. Profissionais das áreas de psicologia, gestão, empreendedorismo, teatro, mídias, audiovisual, meditação e estética se uniram para criar a Metodologia UNA, que já formou 163 jovens de favelas e oriundos de programas socioeducativos, entre 13 e 29 anos, nas capacitações ‘Estética Afro’ e ‘Jovem Youtuber’.
– Quando começamos este programa em 2022, nossa intenção era atender jovens com educação profissional de forma holística. Hoje, vemos esse sonho se realizar e expandir – afirma Lau Mollica, coordenadora do UNA.
Histórico do programa
Desde sua concepção, o UNA passou por diversos marcos importantes:
Em 2022: primeiro edital do Instituto Localiza. Aulas no Ambulatório da Providência e Instituto Favela Radical com capacitações em Estética Afro e Jovem Youtuber. Unimos duas facções para trabalharem juntas. Total de 4 turmas e 120 formandos.
No ano de 2023: segunda edição com apoio do Instituto Localiza. Aulas no DEGASE com capacitação em Jovem Youtuber. Total de 5 turmas e 43 formandos.
Em 2024: projeto em andamento com patrocínio do Metrô Rio e apoio do Instituto Localiza e do Favela Radical para formar mais 90 alunos.
Em 2025: planejamento para transformar o UNA em um programa completo, rodando a Jornada UNA de Empregabilidade.
O UNA evoluiu para um programa completo com uma metodologia de empregabilidade desenvolvida em parceria com o Instituto Minas pela Paz. Uma das conquistas mais significativas foi a contratação de Mirely de Jesus, ex-aluna do UNA e agora monitora e assistente de produção. Em 2024, o UNA firmou uma nova parceria com o Metrô Rio, o Instituto Localiza e o Favela Radical, criando a Jornada UNA de Empregabilidade, liderada por Jefferson Quirino, com Lorena Magalhães responsável pelo contato com empresas e desenvolvimento do banco de talentos.
A busca pela solução de problemas educacionais e profissionais
O Rio de Janeiro enfrenta um cenário complexo de violência e tráfico de drogas, associado à falta de oportunidades educacionais e profissionais para os jovens. Muitas vezes, esses jovens são atraídos para o crime como única alternativa de sobrevivência. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, quase 14 mil jovens menores de 18 anos cumprem medidas socioeducativas em regime fechado no Brasil, a maioria em locais de alta vulnerabilidade social.
O Programa Um Novo Amanhã – UNA nasceu para ser uma alternativa para essa realidade, atuando na prevenção da violência em favelas, periferias e no sistema socioeducativo, promovendo o desenvolvimento integral de jovens.
A fase dos 11 aos 23 anos, segundo o psicólogo G. Stanley Hall, tem uma tendência à depressão e a um aumento no envolvimento com o crime, atingindo o ponto máximo aos 18 anos. Além disso, mais de 5 milhões de jovens entre 14 e 24 anos estão desempregados no país, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego. O UNA promove reflexão, pensamento crítico e autoconhecimento para jovens de periferia, favelas e socioeducativo, criando oportunidades através de capacitações profissionais que unem habilidades socioemocionais e técnicas profissionalizantes.
Sobre as capacitações
O curso Jovem Youtuber promove 14 encontros, estimulando os alunos a assumirem a responsabilidade por suas vidas e a desenvolverem uma visão integral de si e do mundo. Como produto final, os alunos criam seus próprios canais no YouTube, recebendo um diploma ao final do curso.
A capacitação em Estética Afro também promove 14 encontros, ensinando a modelagem de cabelos afro e maquiagem, estimulando a autoestima e habilidades técnicas para os jovens trabalharem nos ramos de visagismo, maquiagem e com trancistas em salões. Como produto final, os beneficiários montam um look completo.
Pablo L., 17 anos, aluno da capacitação Jovem Youtuber conta: “Antigamente tinha muita vergonha de aparecer. Agora eu me gravo, posto e a vergonha foi embora. E esse negócio de ser Youtuber é uma boa, ganha dinheiro, influencia as pessoas. Às vezes a gente aprende o lance da facção, mas nem sabe o porquê da discussão. Então esse tema ajudou muito a ter uma comunhão, um trabalho em equipe e se expressar mais. Em equipe é melhor, um por todos e todos por um.”
– Aqui eu aprendo muito, aprendo coisas novas, a me autoconhecer e a lidar com meus próprios erros através das aulas de roteiro e de falar na frente da câmera – revela Mylena Oliveira, outra aluna da capacitação Jovem Youtuber.
O UNA conta com a coordenação de:
Lau Mollica – fundadora da Leoninna, negócio de impacto social que já impactou 12 mil pessoas no Brasil. Desde 2020, Lau Mollica faz a gestão da empresa e de projetos de dança-teatro, capacitação profissional de jovens, cultura e educação, tendo reconhecimento do Selo IJ da Shell e do Oi Impulso con Ekloos como negócios sustentáveis. Atriz formada pela CAL e pós-graduada em Direitos Humanos pela PUC RS, atua na criação e implementação de programas que transformam através da emoção e geram impacto ESG em parceria com empresas como MetroRio, Eletrobras, Light entre outras.
Jeff Quirino – nascido e criado na comunidade do Turano, zona norte do Rio de Janeiro. Somando a escassez de oportunidades com a falta de referências, Jeff teve sua vida influenciada durante anos pela atmosfera local. Essas experiências fomentaram uma transformação pessoal que se amplificou, provocando-o a fundar o Instituto Favela Radical, projeto social com frentes de atuação nas áreas do esporte, educação, cultura e arte.
Sobre a Leoninna
A Leoninna é uma empresa de impacto social no Rio de Janeiro que usa a arte para transformar vidas que cria e implementa projetos em três eixos: geração de renda e formação profissional, educação e cultura, diversidade, equidade e inclusão. Desde 2020, os projetos da empresa impactaram mais de 12 mil pessoas, atraíram cerca de R$ 1,5 milhão em financiamento e criaram mais de 120 novos empregos.
Site: leoninna.com
Instagram: @somosleoninna