Rio de Janeiro, 19 de Julho de 2025

Trump e Khamenei alimentam tensão com postagens nas redes

Donald Trump e Ali Khamenei trocam provocações nas redes sociais em meio à escalada do conflito no Oriente Médio, com os EUA reafirmando a necessidade de atacar o programa nuclear iraniano.

Segunda, 23 de Junho de 2025 às 09:59, por: CdB

Os Estados Unidos reafirmaram a necessidade do ataque, que visaria o fim do programa nuclear iraniano.

Por Redação, com ABr – de Brasília

Em meio à escalada do conflito no Oriente Médio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, foram às redes sociais no domingo fazer provocações e ameaças.

Trump e Khamenei alimentam tensão com postagens nas redes | Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei

Khamenei disse que o inimigo sionista cometeu “um grande erro, um grande crime” e prometeu continuar com a punição. A declaração foi o primeiro pronunciamento dele após ataques dos Estados Unidos às usinas nucleares iranianas, ocorrido no último sábado. 

Na postagem, o aiatolá usou uma imagem de um crânio com a Estrela de Davi, símbolo do judaísmo, sob fogos. 

Já Donald Trump usou as redes sociais para sugerir uma mudança no regime iraniano. 

“Não é politicamente correto usar o termo ‘mudança de regime’, mas se o atual regime iraniano não é capaz de tornar o irã grande novamente, por que não haveria uma mudança de regime??? MIGA!!!”, provocou o presidente dos Estados Unidos. A postagem é uma referência ao bordão usado pelo presidente Trump: Tornar a América Grande Novamente (Make America Great Again – MAGA).

Conselho de Segurança

No domingo, o Conselho de Segurança da ONU se reuniu pra discutir o ataque dos EUA ao Irã. Representantes israelenses e iranianos trocaram acusações e defenderam o direito à legítima defesa.

Os Estados Unidos reafirmaram a necessidade do ataque, que visaria o fim do programa nuclear iraniano. Países europeus pediram reabertura do diálogo entre as partes e recuo por parte do Irã.

Já Rússia, China e Paquistão, países com assento no conselho, repudiaram a ação dos EUA. A reunião terminou sem que nenhuma resolução nesse sentido tenha sido aprovada. 

Edições digital e impressa