Segundo o norte-americano, o líder de Kiev está tentando “desistir do acordo sobre as terras raras e se ele sair, terá grandes, grandes problemas”.
Por Redação, com ANSA – de Washington
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, no domingo ao dizer que ele terá “grandes problemas” caso desista de assinar o acordo sobre as terras raras.

Segundo o norte-americano, citado pelo jornal The New York Times, o líder de Kiev está tentando “desistir do acordo sobre as terras raras e se ele sair, terá grandes, grandes problemas”.
Recursos minerais
Na última sexta-feira, Zelensky anunciou que recebeu dos EUA uma nova versão do texto para a exploração norte-americana dos recursos minerais ucranianos, um dos mais ricos países europeus no setor. Apesar de não ter fornecido detalhes da proposta, o líder de Kiev disse apenas que “se trata de um documento completamente diverso”, o qual inclui “muitas coisas que não foram discutidas e “algumas que já tinham sido rejeitadas pelas partes”.
– Não iremos aceitar dívidas. Se existem perspectivas, novos pacotes de apoio, então os EUA podem estabelecer suas condições. Sabemos que esta equipe não fará nada por nós de graça – declarou Zelensky, citado pela Ukrainska Pravda.
Trump, que lidera uma intermediação de cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia, tenta um pacto para explorar alguns dos recursos minerais ucranianos a fim de compensar parte da ajuda financeira enviada pelos EUA a Kiev durante os anos de confronto com Moscou.