Chefe da Associação Médica Mundial afirma ser "irresponsável" viajar para Londres em meio à disseminação da contagiosa variante delta. Permitir dezenas de milhares de pessoas em jogos da Eurocopa é medida populista, diz.
Por Redação, com DW - de Berlim
A Associação Médica Mundial advertiu torcedores alemães para não viajarem ao Reino Unido para assistir ao vivo a partida entre as seleções da Inglaterra e da Alemanha pela Eurocopa, marcada para a próxima terça-feira.
O alerta se deve às preocupações com a variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia. Mais infecciosa do que a cepa original, a delta levou a um aumento de casos de covid-19 no Reino Unido nas últimas semanas e fez com que o primeiro-ministro, Boris Johnson, adiasse o fim da última fase de desconfinamento na Inglaterra, antes prevista para acabar em 21 de junho.
O presidente da Associação Médica Mundial, Frank Ulrich Montgomery, declarou em entrevista ao jornal alemão Passauer Neue Presse divulgada na quinta-feira que "qualquer pessoa não vacinada estará agindo de modo irresponsável" ao viajar ao Reino Unido, "dada a predominância da variante delta no Reino Unido e o risco de infecção".
– Mesmo uma pessoa vacinada que siga os protocolos de distanciamento social e faça a peregrinação até o estádio está correndo risco limitado – acrescentou.
Após empatar em 2 a 2 com a Hungria, a Alemanha se classificou para as oitavas de final do torneio contra a Inglaterra. A próxima partida, contra a Inglaterra, deve ocorrer no estádio de Wembley, no subúrbio de Londres.
Nos três primeiros jogos da Eurocopa em Londres, durante a fase de grupos, foi permitida a presença de 25 mil espectadores no estádio. As autoridades vão permitir até 45 mil pessoas no jogo entre Inglaterra e Alemanha, ou seja, cerca da metade da capacidade de Wembley.
– Considero isso uma media populista e posso apenas alertar contra viajar para ver o jogo – disse Montgomery. "Não entendo por que o primeiro-ministro Boris Johnson permite isso."
A permissão deverá aumentar para 60 mil espectadores nas semifinais e na final, que também ocorrerá em Wembley.