Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Terremoto de magnitude 7,3 atinge a Indonésia

Arquivado em:
Terça, 14 de Dezembro de 2021 às 07:18, por: CdB

A Indonésia, um vasto arquipélago com 270 milhões de habitantes, é frequentemente atingida por sismos, erupções vulcânicas e tsunamis por estar assentada no chamado "Anel de Fogo" do Pacífico, área de grande atividade sísmica e vulcânica.

Por Redação, com ABr - de Jacarta

Um tremor de magnitude 7,3, registrado nesta terça-feira no leste da Indonésia. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico divulgou alerta que, posteriormente, foi cancelado.
indonesia.jpeg
Epicento foi no Mar das Flores, a 100 km da localidade de Maumere
O abalo ocorreu na madrugada, a uma profundidade de 18,5 quilômetros (km) no Mar das Flores, a cerca de 100 km de distância da localidade de Maumere, indicou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). O terremoto poderá desencadear ondas perigosas ao longo da costa, situada em um raio de mil km do epicentro, de acordo com o centro. A agência meteorológica indonésia alertou para a possibilidade de um tsunami, na sequência do tremor. – Pedimos às pessoas que se encontram nas zonas costeiras para se afastarem das praias, especialmente no lado norte, onde em 1972 ocorreu um grande maremoto – disse um representante local, Anton Hayon.

O alerta

Algumas horas depois do sismo, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico no Hawaii e à agência indonésia suspenderam o alerta. Maumere é a segunda maior cidade das Flores, com 85 mil habitantes. As autoridades indonésias não registraram vítimas ou danos causados pelo sismo, para o qual o USGS indicou magnitude de 7,6, revista entretanto para 7,3. O porta-voz da Agência de Mitigação de Desastres da indonésia, Abdul Muhari, disse que os moradores sentiram fortemente o tremor e imagens transmitidas pela televisão mostraram pessoas fugindo de edifícios. A Indonésia, um vasto arquipélago com 270 milhões de habitantes, é frequentemente atingida por sismos, erupções vulcânicas e tsunamis por estar assentada no chamado "Anel de Fogo" do Pacífico, área de grande atividade sísmica e vulcânica. Em janeiro, um tremor de magnitude 6,2, na província de Sulawesi ocidental, deixou ao menos 105 mortos e perto de 6,5 mil feridos.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo