Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Temporais chegam a Santa Catarina e já causam tragédia, no oeste do Estado

Arquivado em:
Sábado, 04 de Maio de 2024 às 14:44, por: CdB

O maior risco é para as regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, Estado em que já foram confirmadas 57 mortes e 74 pessoas feridas. O número de desaparecidos é de 67. Há ocorrências registradas em 300 municípios gaúchos. Na véspera, o governo catarinense confirmou uma morte em decorrência dos temporais.

Por Redação, com ABr – de Florianópolis

Os temporais que atingem o Estado do Rio Grande do Sul chegaram a Santa Catarina e tendem a prosseguir ao longo deste fim de semana. No final da manhã deste sábado, a Defesa Civil emitiu alerta meteorológico para o risco alto de enxurradas, raios, rajadas de vento e deslizamentos nas regiões Oeste e Extremo Oeste do Estado. Segundo o boletim meteorológico emitido nesta tarde, persistirão ao menos até domingo as condições atmosféricas para o desenvolvimento de chuva torrenciais isoladas com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

chuvas-sc.jpg
Um tornado passou sobre a região oeste de Santa Catarina e arrancou árvores pela raiz

O maior risco é para as regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, Estado em que já foram confirmadas 57 mortes e 74 pessoas feridas. O número de desaparecidos é de 67. Há ocorrências registradas em 300 municípios gaúchos. Na véspera, o governo catarinense confirmou uma morte em decorrência dos temporais. Um homem de 61 anos foi encontrado sem vida pelos bombeiros em um carro capotado durante um alagamento na cidade de Ipira. Em Capinzal (SC), uma cratera se abriu na área urbana da cidade e engoliu uma casa por inteiro. No mesmo município, ao menos 12 crianças foram resgatadas de um ônibus escolar que ficou ilhado em meio à enxurrada.

 

Radar

Ainda na tarde passada, a Defesa Civil confirmou a ocorrência de um tornado entre os municípios de Passos Maia e Ponte Serrada, na quinta-feira. O fenômeno, caracterizado pela formação de uma espécie de funil de vento, chegou a arrancar árvores pela raiz. A ocorrência do fenômeno foi confirmada pelos meteorologistas por meio de imagens de radar.

Chuvas de intensas a moderadas ainda podem ocorrer na manhã de domingo, em especial no sul de Santa Catarina, informa a Defesa Civil. “Em todas as áreas de divisa com o estado gaúcho, há condições para o desenvolvimento de temporais isolados, com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo”, alertou a autarquia.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo