A tempestade estava cerca de 130 quilômetros a sudoeste de Apalachicola e rumando ao norte a cerca de 16 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furações dos Estados Unidos (NHC), sediado em Miami.
Por Redação, com Reuters - de Flórida
A tempestade tropical Fred ganhou velocidade e força na manhã desta segunda-feira enquanto se aproxima da região da Panhandle da Flórida, levando algumas escolas da parte oeste do Estado norte-americano a cancelarem as aulas. A tempestade estava cerca de 130 quilômetros a sudoeste de Apalachicola e rumando ao norte a cerca de 16 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furações dos Estados Unidos (NHC), sediado em Miami. O evento climático deve chegar ao continente no leste da Panhandle ainda nesta segunda-feira.Os ventos
Os ventos passaram de 80 km/h de manhã para 97 km/h no meio do dia, disse Richard Tasch, especialista sênior de furacões do NHC. – A aeronave Hurricane Hunter está voando lá neste momento, e ele está um pouco mais forte e os ventos estão um pouco mais rápidos agora – disse Tasch.
A previsão diz que Fred deve se fortalecer ao percorrer as águas quentes do Golfo do México, podendo causar marés de tempestade perigosas de até 1,5 metro na Flórida, além de provocar transbordamento de rios e possíveis tornados, segundo Tasch.
Uma chuva intensa em alguns locais isolados da Flórida também está prevista, além de temporais no sudeste do Alabama, na Geórgia e no oeste das Carolinas, disse ele.
Mas após as chuvas se acredita que a tempestade enfraquecerá rapidamente, acrescentou Tasch.