O Instituto estima que pode haver risco de alagamentos, transbordamentos de rio e deslizamentos de encostas no Sul e no Sudeste; na imagem, chuvas atingem Santa Catarina.
Por Redação, com Poder360 - de Brasília
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta vermelho nesta quinta-feira para acumulados de chuva no Sul e Sudeste do país. Até a manhã de sexta, o volume de chuvas pode ultrapassar 125 milímetros (mm) em pontos do litoral e leste de São Paulo.
O instituto alerta para grandes riscos de alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas. O acumulado de chuvas deve afetar principalmente o Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
O volume de chuvas
Estão sob alerta a região metropolitana de Curitiba, o Norte Catarinense, o Vale do Itajaí, o litoral Sul e o Vale do Paraíba paulista, além da região metropolitana de São Paulo. O volume de chuvas nessas áreas pode ser superior a 60 mm/h ou 100 mm/dia.
Vinte e um Estados estão com alerta para chuvas intensas nesta nesta quinta-feira. As unidades federativas com alerta amarelo para “perigo potencial” podem enfrentar ventos intensos (40-60 km/h) e chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Para os Estados com alerta de “perigo“, as chuvas podem acumular entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.