A Apple controla agora os dispositivos dos usuários quanto ao que procurar, e se encontra algo neles contra sua legislação, como pornografia infantil, os rotula de material ilegal. Snowden descreveu a situação como "uma espécie de impressão digital para ver se o conteúdo se enquadra na definição de ilegal ou não".
Por Redação, com Sputnik - de Nova York
A Apple está baixando o nível de segurança da indústria de dispositivos inteligentes, ao criar ferramentas que promovem um mercado livre para o acesso ilegal aos dados privados dos usuários, de acordo com Edward Snowden, antigo funcionário de inteligência dos EUA.
Participando do fórum educacional Novoe Znanie (Novos Conhecimentos, na tradução em russo) em Moscou, na quinta-feira, o ex-técnico da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA, na sigla em inglês) e da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), que se encontra em asilo na Rússia, abordou as mudanças na forma como as empresas de tecnologia estão acessando dados privados.
– Agora, a empresa Apple está fazendo algo que nunca tínhamos visto antes. O que eles (Apple) querem fazer é buscar conteúdo ilegal em seus dispositivos antes que essas informações cheguem aos servidores deles – explicou Snowden.
O ex-técnico de inteligência apontou que os representantes da empresa "compõem o que tornam em 'belas histórias' que (supostamente) são para a segurança e proteção da privacidade e dos dados pessoais".