A estratégia da Snap inclui acordos com operadoras de telecomunicações e fabricantes de smartphones para pré-instalar o Snapchat. A empresa disse que está atualmente em negociações com operadoras no México, Brasil, Itália e Espanha.
Por Redação, com Reuters - de Nova York
A Snap está acelerando expansão global em países da América Latina e Ásia por meio de parcerias com operadoras de telefonia em que oferece seus produtos de realidade aumentada, disse a empresa à agência inglesa de notícias Reuters.
Globalmente, a Snap tem 500 milhões de usuários mensais, disse a empresa durante evento em maio, acrescentando que cerca de 40% deles estão fora de América do Norte e Europa.
A companhia quer aprofundar sua presença na Índia e atrair novos usuários globalmente, começando por Japão, Indonésia, Brasil, México, Itália e Espanha.
A estratégia da Snap inclui acordos com operadoras de telecomunicações e fabricantes de smartphones para pré-instalar o Snapchat. A empresa disse que está atualmente em negociações com operadoras no México, Brasil, Itália e Espanha para explorar acordos como marketing conjunto ou incluir o aplicativo em planos de tarifa zero. Essa foi uma tática que impulsionou a expansão inicial do Facebook em regiões onde serviços de telecomunicações são caros.
Novos escritórios
A Snap também está abrindo novos escritórios em Tóquio, Milão e Madri este ano para ajudar a apoiar os planos de crescimento, disse a empresa.
O plano de expansão inclui a realização de workshops com estudantes do ensino médio e universitários para promover o aplicativo com usuários jovens, adicionar conteúdo de mídia em idiomas locais ao recurso Discover no Snapchat, que abriga programas originais de estúdios de entretenimento, e lançar filtros de realidade aumentada de foto e vídeo que celebram feriados e eventos locais.
Juntamente com seu foco em realidade aumentada, a Snap se posicionou nos últimos anos como um aplicativo para manter contato com um grupo próximo e onde o conteúdo público é examinado pela empresa, uma distinção de plataformas como o TikTok, onde os criadores de conteúdo pretendem viralizar.
Essa imagem pode ajudar a Snap a conseguir uma entrada mais fácil nos mercados da Ásia, onde as famílias estão atentas às influências sobre seus filhos, disse Shailesh Rao, ex-executivo do Google e do Twitter que trabalhou na expansão internacional.
– Há um prêmio na segurança e há um prêmio em saber que sua privacidade está protegida – disse ele.
Ganhar usuários no Japão, Brasil, Itália e Espanha, em particular, será fundamental para estabelecer as bases para o Snap aumentar sua receita internacional. Os quatro países estão entre os 10 principais mercados de publicidade online do mundo, e o valor total gasto em anúncios online nesses mercados foi de 33 bilhões de dólares em 2020, de acordo com um relatório de agosto da empresa de pesquisa MoffettNathanson.
A receita da Snap fora da América do Norte e Europa totalizou US$ 127 milhões durante o terceiro trimestre, um aumento de 53% em relação ao ano anterior.