Rio de Janeiro, 13 de Janeiro de 2025

RS: universidades abrem curso para educação étnico-racial e quilombola

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Terça, 03 de Dezembro de 2024 às 13:28, por: CdB

UFSM, UFRGS, Unipampa E Furg terão mais de 12 mil vagas destinadas a professores ou gestores de educação básica do Rio Grande do Sul.

Por Redação, com ACS – de Brasília

O curso de Extensão, Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, oferecido por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) está com vagas abertas em quatro instituições gaúchas. São elas: a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg). As aulas terão início em março de 2025.

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Podem participar professores e gestores da educação básica da rede pública e privada

As inscrições devem ser feitas no site https://processoseletivo.nte.ufsm.br/edital/129-selecao-alunos-etnico-racial-quilobola-2024 até o dia 10 de janeiro de 2025 com o preenchimento de todos os campos da ficha de inscrição on-line. No ato da inscrição o candidato deverá optar por uma das instituições participantes. Outras informações estão no edital no endereço https://processoseletivo.nte.ufsm.br/download/206642.

Podem participar professores e gestores da educação básica da rede pública e privada do Estado do Rio Grande Sul que possuem diploma de graduação em cursos de licenciatura, em qualquer área do conhecimento, ou diploma de complementação pedagógica, equivalente à licenciatura.

Sobre o curso

O curso, com carga horário de 120 horas, irá trabalhar a questão do letramento racial de profissionais que atuam na educação básica, contribuindo para a formação de professores e gestores de acordo com os princípios da Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer) e Educação Escolar Quilombola (EEQ). A formação também promove o desenvolvimento de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas que valorizem tradições, culturas e línguas ancestrais ligadas à presença negra e quilombola. 

O curso é composto por quatro módulos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; Culturas e territorialidades; Educação Antirracista na Prática, e Gestão Democrática para a Diversidade.  

Durante a formação, além da discussão de sistemas de avaliação e criação de projetos políticos pedagógicos, será desenvolvida uma proposta educacional antirracista que inclui atividades pedagógicas que transformem o ambiente escolar e as relações entre professores, alunos e comunidade.

A iniciativa é uma parceria da Capes e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

Enade 2024

Os estudantes concluintes que fizeram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 têm até o dia 5 de dezembro para preencher o Questionário da Avaliação Prática. O instrumento, que é uma novidade desta edição, consiste na prestação de informações sobre as atividades desenvolvidas durante o estágio, sua percepção sobre essa etapa de formação e o preenchimento do plano de aula que será avaliado pelo supervisor.

Após o preenchimento do Questionário da Avaliação Prática pelo estudante, o supervisor assistirá à regência de aula e a avaliará, anotando a pontuação pertinente, conforme orientações do Inep, com o prazo de até 10 dias corridos após a data da aula para lançar sua avaliação no formulário adequado no Sistema Enade.

Cursos avaliados

A edição de 2024 avaliou licenciaturas das áreas de artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou as provas teóricas no último domingo, 24 de novembro.

Enade

Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

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