Além da avaliação dos dados, o relatório traz também uma pesquisa de opinião com os usuários do app. A pesquisa quis saber o que incentivaria passageiros a usarem mais o transporte público. Para 24%, a maior demanda é o aumento na frota para reduzir o tempo de espera.
Por Redação, com Brasil de Fato - do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é a quarta pior cidade do mundo em relação ao tempo que se gasta diariamente em transporte público. O Relatório Global sobre Transporte Público foi realizado pela Moovit, empresa e aplicativo de mobilidade urbana, a partir da análise de milhões de viagens durante o ano de 2022 em 100 grandes metrópoles, 10 delas no Brasil.
Dez regiões metropolitanas brasileiras fazem parte do relatório: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A pesquisa foi respondida por 33 mil usuários dessas cidades em novembro de 2022. Todos os dados são anônimos.
Três cidades brasileiras ficam entre as 10 com o maior tempo médio de viagem: Rio de Janeiro (67 minutos); Recife (64 minutos) e São Paulo (62 minutos). Recife tem o maior tempo médio de espera no país, com 27 minutos, seguido por Belo Horizonte, com 24 minutos, e Brasília e Salvador empatadas, com 23 minutos.
Ainda segundo o Relatório Global sobre Transporte Público, 12% das viagens no Rio têm ao menos 2h de duração. As viagens curtas, com menos de 30 min, cresceram em todo o país em relação a 2020.
Viagens em Brasília
A Moovit informa também que 39% das viagens em Brasília percorrem mais de 12 km, o que é considerado uma longa distância. Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é a única cidade brasileira em que mais da metade das viagens (53%) são diretas. O uso combinado de bicicletas compartilhadas com transporte público cresceu 7% em relação ao último relatório, informa também o documento.
– Há três anos, a covid-19 impactou fortemente o uso de transporte público. Nosso relatório mostra que as pessoas voltaram a se locomover em 2022, trazendo novos desafios para quem opera e administra os sistemas de transporte. Esperamos que o relatório seja uma ferramenta que ajude operadores e governos na tomada de decisões para ter uma operação eficiente que atenda às necessidades dos passageiros – afirma Yovav Meydad, vice-presidente de marketing e expansão do Moovit.
Além da avaliação dos dados, o relatório traz também uma pesquisa de opinião com os usuários do app. A pesquisa quis saber o que incentivaria passageiros a usarem mais o transporte público. Para 24%, a maior demanda é o aumento na frota para reduzir o tempo de espera. Em seguida aparecem passagens mais baratas com 21%, e cronogramas mais confiáveis com 16%.
Esta edição do relatório também mostra como os passageiros passaram a usar transporte público após a fase mais aguda da pandemia de covid-19. A pesquisa mostra que 17% dos passageiros diminuíram o uso de usar ônibus, trens e metrôs nos últimos dois anos. E 9% passaram a se locomover de outra forma, sem usar transporte público.
Dez regiões metropolitanas brasileiras fazem parte do relatório: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A pesquisa foi respondida por 33 mil usuários dessas cidades em novembro de 2022. Todos os dados são anônimos.