Após calor de 37°C, frente fria vai avançar pelo oceano trazendo dias seguidos de céu nublado.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O nevoeiro tomou conta em vários pontos da cidade do Rio nesta segunda-feira. Um vídeo divulgado pelo Centro de Operações Rio (COR) mostra visibilidade reduzida no início da manhã, com o sol ainda encoberto pela névoa. Segundo o Sistema Alerta Rio, o fenômeno é reflexo da chegada de ventos mais frios do oceano, que antecedem a mudança no tempo prevista para as próximas horas.

A névoa causada pela umidade elevada se espalhou por trechos da orla especialmente no Recreio e na Barra, na Zona Sudoeste, e no Arpoador e no Leme, na Zona Sul.
Um sistema de baixa pressão no litoral vai influenciar o clima ao longo do dia, prevê o Alerta Rio. Há previsão de pancadas isoladas de chuva a partir da tarde, que podem vir acompanhadas de raios. A nebulosidade aumenta gradativamente, e os ventos ficam moderados, com rajadas mais intensas no fim do dia.
Apesar do cenário de instabilidade, a segunda-feira será abafada, com umidade variando de 30% a 100% e possibilidade de chuva com trovoadas ao longo da tarde e noite, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas permanecem elevadas, com máxima prevista de 37°C e mínima de 19°C.
Mudança no tempo nos próximos dias
Nesta terça-feira, a aproximação de uma frente fria no oceano deixa o céu nublado a encoberto, com chuva isolada fraca a moderada a qualquer momento. Os ventos variam entre fracos e moderados, e as temperaturas entram em declínio podendo registrar de 25º C a 19 Cº.
A quarta-feira será mais um dia de instabilidade, com atuação de uma região de baixa pressão associada à frente fria. Há previsão de chuvas fracas a moderadas durante todo o dia e ventos moderados, ocasionalmente fortes.
Na quinta e sexta-feira, a entrada de ventos úmidos do oceano mantém o céu nublado a encoberto, com chuva isolada e temperaturas ainda mais baixas que vão variar entre 17°C e 23°C.
Recomendações
Com base nos avisos de vento forte, o Centro de Operações Rio (COR) orienta para os riscos de temporal. Em casa é preciso:
Fechar portas e janelas
Evitar objetos soltos em locais altos
Cuidado com velas em caso de falta de luz
Na rua
Não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas
Evitar esportes ao ar livre e no mar
Atenção a encostas e locais sem proteção
Não parar próximos a placas ou torres
Cuidado com cabos energizados em locais com queda de árvore.