Fim de semana será de mais chuva, mas o tempo muda a partir da próxima segunda-feira.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A sexta-feira começou com tempo instável e registros de chuva já nas primeiras horas do dia em diferentes pontos do Rio. A combinação de umidade vinda do oceano e nebulosidade variável mantém o céu carregado desde cedo, e a previsão aponta possibilidade de novos chuviscos ou chuva fraca ao longo da manhã, segundo o sistema Alerta Rio.

Entre 5h45 e 6h houve chuva fraca em Jacarepaguá e no Tanque, na Zona Sudoeste do Rio, com 0,4 mm registrados. Na Zona Norte, o bairro de Anchieta acumulou 0,2 mm. Pouco depois, entre 6h30 e 6h45, a estação da Barra da Tijuca, e Riocentro, na Zona Sudoeste, também registrou 0,4 mm.
Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos devem ganhar força ao longo do dia, e além disso, rajadas mais intensas são esperadas partir da noite. A máxima prevista é de 27°C.
Fim de semana
A partir deste sábado, o tempo será influenciado pelo deslocamento de um sistema de baixa pressão e por uma frente fria no oceano, prevê o Alerta Rio.
Enquanto isso, o dia começa com céu parcialmente nublado, mas a nebulosidade aumenta e há previsão de pancadas de chuva entre o fim da manhã e à tarde. Os ventos devem permanecer moderados a fortes, e as temperaturas sobem, podendo chegar aos 34°C.
No domingo, a entrada de umidade marítima mantém o tempo fechado. A cidade terá céu nublado e possibilidade de chuvisco ou chuva fraca em qualquer momento. Os ventos devem ser mais intensos durante a madrugada e o início da manhã. As temperaturas entram em declínio, com máxima prevista de 25°C, aponta o Inmet.
A partir da próxima segunda-feira, a chegada de um sistema de alta pressão reduz a nebulosidade e melhora as condições do tempo. O sol volta a aparecer entre nuvens, sem previsão de chuva. Os ventos ficam fracos a moderados, e as temperaturas sobem gradualmente.
Na terça-feira, o tempo firme se consolida. O céu deve permanecer claro, com pouca nebulosidade e sensação mais seca, e encerra o período de instabilidade sobre o fim desta semana na cidade.
Cuidados em previsão de vento
Dentro de casa a Defesa Civil reforça cuidados simples diante do risco de ventos fortes, como fechar portas, janelas, cortinas e persianas para evitar que estilhaços se espalhem se algum vidro quebrar. O uso de velas deve ser evitado em caso de falta de luz, e objetos colocados em locais altos precisam ser retirados para prevenir quedas.
Na rua, as recomendações incluem não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas, evitar esportes ao ar livre, especialmente no mar, e manter distância de encostas ou locais sem proteção. Também é recomendado não estacionar próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda. Caso uma árvore caia, há risco de rompimento de cabos da rede elétrica.