O Vasco da Gama está focado em retomar os seus dias de glórias. Dessa forma, ainda em 2023 acertou com o francês Dimitri Payet, um dos maiores ídolos do Olympique de Marselha. Já em 2024 repatriou Philippe Coutinho.
Além deles, no último dia da janela de transferências do Brasil, o Cruzmaltino acertou com mais um reforço do futebol europeu, o suíço Maxime Dominguez, de 28 anos.
Portanto, a chegada do reforço gera muita expectativa em sites de apostas e na torcida, já que é um nome que muitos não imaginavam por não ter nenhuma ligação com o Brasil, mas topou o projeto Vasco da Gama.
Vale destacar que o Cruzmaltino disputa o Campeonato Brasileiro, onde já encaminhou o primeiro objetivo, que era ficar longe da zona de rebaixamento. Agora, o foco é uma vaga na Copa Libertadores, para em 2025 ter um calendário de peso.
Quem é Maxime Dominguez?
Maxime Dominguez é um meia-atacante que foi revelado pelo Servette FC, um clube suíço de muita tradição. Pela equipe, o então jovem disputou 25 jogos, conquistou a Schweizer Cup, mas acabou em outro time, o FC Zürich.
Lá ele buscava mais espaço, ganhar minutos em campo, mas acabou repassado por empréstimo ao FC Lausanne-Sport, também da Suíça. Na equipe, ele conseguiu não apenas espaço, mas também destaque.
O jogador foi um dos principais nomes do título da Segunda Divisão nacional, recolocando o clube na elite. Foram 11 gols e nove assistências em 68 jogos.
Dominguez ainda passou pelo Neuchâtel Xamax FCS, até ter a primeira experiência fora do seu país, na Polônia. Com a camisa do Miedz Legnica, anotou sete gols e contribuiu com oito assistências em 62 jogos, conquistando a segunda divisão local.
Para 2023/24 ele chegou a ser anunciado por outro clube polonês, o RKS Raków, mas após uma partida veio uma proposta do Gil Vicente, de Portugal. Foram 40 jogos em solo português, anotando seis gols e contribuindo cinco assistências.
Como joga Maxime Dominguez?
Maxime Dominguez nunca foi convocado para a Seleção Suíça profissional, apesar de ter feito parte das convocações entre o Sub-16 e Sub-20, até mesmo vestindo a camisa 10.
Em campo ele se destaca por ser muito inteligente taticamente, além de ter muita habilidade. Por ter passagens por ligas da Europa, tem um estilo de jogo versátil e que se adapta em esquemas.
Portanto, Maxime Dominguez pode jogar em mais de uma posição no meio-campo, além de também jogar pelos lados do ataque.
O contrato com o Vasco
Para contar com Maxime Dominguez, o Vasco da Gama negociou com o Gil Vicente o valor de 2 milhões de euros (R$ 12,4 milhões) por 100% dos direitos do suíço.
O polivalente atleta assinou por quatro temporadas. Quem contribuiu na negociação foi o empresário Paulo Pitombeira, que já tem no Vasco o goleiro Léo Jardim e o zagueiro João Victor.