Ainda conforme Lula, “o que foi chato e desagradável é que no debate expuseram muito a fragilidade do Biden. Primeiro, do outro lado um cidadão mentiroso – segundo o The New York Times, contou 101 mentiras no debate (ex-presidente Donald Trump). E do outro lado o Biden com uma certa morosidade para responder as coisas.
Por Redação – de Salvador
Em visita ao estado baiano, nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que somente o próprio presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pode avaliar se deve permanecer ou desistir de sua candidatura à reeleição.
— É muito difícil a gente dar palpite no processo eleitoral do outro país. Porque depois do resultado eleitoral, a gente tem que conviver com quem ganhou as eleições. Então você tem que tomar cuidado para não criar animosidade. Eu, pessoalmente, gosto do Biden, já encontrei com o Biden várias vezes. Acho que o Biden tem um problema que ele está andando mais lentamente, está demorando mais para responder as coisas, possivelmente esteja pensando… Mas quem sabe da condição do Biden é o Biden — afirmou, em entrevista a uma rádio local.
Lula relata que, em sua recente visita ao ex-presidente José Sarney, 94, ouviu do político maranhense que ele estava preocupado com as próximas eleições presidenciais, no Brasil.
— Eu pensei que ele estava aposentado. Não está. A cabecinha dele está a mil por hora. Eu fui visitar o Fernando Henrique Cardoso, está com 93 anos e a cabeça está boa – falando mais lentamente por causa da idade. Eu fui visitar todas as pessoas que já passaram dos 80 e poucos anos e que estão meio em situação de saúde precária. E eu acho que o Biden é ele que sabe. Uma pessoa pode mentir para todo mundo, ele não pode mentir a vida inteira para ele mesmo. Então o Biden é que tem que avaliar: se ele está bem, se ele achar que está em condições, ótimo; mas se ele não está, é melhor eles tomarem uma decisão — afirmou Lula.
Mentiroso
O debate entre o democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump, transmitido pelo canal norte-americano de TV CNN na quinta-feira, evidenciou sinais de fraqueza e senilidade que levantam dúvidas sobre sua capacidade de disputar a reeleição. Um levantamento divulgado na véspera pela emissora norte-americana CBS News com a empresa de pesquisa YouGov mostrou que 72% dos eleitores dos EUa acreditam que Joe Biden não deveria disputar a reeleição em novembro.
Ainda conforme Lula, “o que foi chato e desagradável é que no debate expuseram muito a fragilidade do Biden. Primeiro, do outro lado um cidadão mentiroso – segundo o The New York Times, contou 101 mentiras no debate (ex-presidente Donald Trump). E do outro lado o Biden com uma certa morosidade para responder as coisas. Mas quem sabe da saúde dele é ele, não eu. Então eu acho que tem que ser muito levado em conta, porque as eleições nos Estados Unidos são muito importantes para o resto do mundo — concluiu.