Ele participará da cerimônia do Prêmio Earthshot, da cúpula sobre crimes ambientais e fará parte da COP30.
Por Redação, com Agenda do Poder – de Brasília
O príncipe William, herdeiro do trono britânico, desembarcou nesta segunda-feira no Rio de Janeiro para uma série de compromissos oficiais dedicados à pauta ambiental. A visita marca a primeira passagem do príncipe de Gales pelo Brasil e antecede sua participação na Cúpula de Líderes da COP30, em Belém, nesta quinta-feira.

Durante três dias, o príncipe participará de eventos voltados à inovação climática, combate a crimes ambientais e preservação de ecossistemas, temas centrais para o Brasil, anfitrião da COP30.
Agenda pelo clima
Nesta terça-feira, William participa da Cúpula Global do Programa United for Wildlife, iniciativa fundada por ele e pela Royal Foundation para combater o tráfico ilegal de animais silvestres. O encontro no Rio conta com apoio do Itamaraty, da Interpol, da Polícia Federal e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
Na quarta-feira, o Museu do Amanhã será palco da quinta edição do Prêmio Earthshot, criado pelo príncipe em 2020 para incentivar soluções inovadoras contra a crise climática.
Cinco projetos serão premiados com 1 milhão de libras cada (cerca de R$ 7,1 milhões). Este ano, o número de indicações do Brasil e da América do Sul dobrou, com destaque para iniciativas lideradas por mulheres e comunidades indígenas.
Segundo o Palácio de Kensington, William também visitará comunidades cariocas, encontrará lideranças locais e conhecerá projetos de conservação e economia sustentável.
“O príncipe verá como os grupos comunitários estão se unindo para enfrentar os desafios ambientais e garantir que as vastas paisagens e a rica biodiversidade do Brasil sejam preservadas para as gerações futuras”, diz o comunicado oficial.
Após a agenda no Rio, William viaja para Belém, onde representará o rei Charles III na Cúpula de Líderes Mundiais da COP30.
Post nas redes
Um vídeo foi publicado em seu perfil sobre o Brasil. Na legenda, ele diz estar “pronto para alguns dias especiais no Rio”.
Antes de embarcar, o príncipe também publicou um story no Instagram, e destacou sua expectativa com a viagem e o papel do Brasil no debate climático global. Veja a tradução:
”Ao partir rumo ao Rio de Janeiro, estou animado para minha primeira visita e para conhecer a vibrante cultura do Brasil, sua extraordinária biodiversidade e, acima de tudo, a receptividade de seu povo.
Com os olhos do mundo voltados ao Brasil nesta semana, não há lugar melhor para celebrar uma liderança climática ousada. Realizar o Prêmio Earthshot aqui nos permite não apenas reconhecer aqueles que impulsionam mudanças, mas também nos inspirarmos neles.
Quando trabalhamos juntos com otimismo e coragem, um futuro mais sustentável está ao nosso alcance.