Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista de candidatos, Lula lidera com 35% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro registra 24%, uma diferença de 11 pontos percentuais em favor do atual presidente.
Por Redação – de Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua liderança em todos os cenários de primeiro e segundo turnos, com 40% no formulário estimulado e bate 49% nas simulações finais. Principal adversário petista, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ou filho ’01’ como também é chamado, permanece em segundo lugar, mas numericamente atrás do presidente em qualquer situação, de acordo com a sexta rodada da pesquisa BTG/Nexus.

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista de candidatos, Lula lidera com 35% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro registra 24%, uma diferença de 11 pontos percentuais em favor do atual presidente.
Em um terceiro cenário, Ronaldo Caiado (PSD) aparece com 3%, enquanto Renan Santos (Missão) e Romeu Zema (Novo) têm 2% cada. Outros nomes somam 4%. Os eleitores que afirmam votar em branco, anular ou não escolher nenhum candidato representam 8%, enquanto 22% não souberam ou não responderam.
Oscilações
Em comparação com a rodada divulgada em 29 de junho, Lula passou de 38% para 35% no voto espontâneo. Flávio Bolsonaro também apresentou redução numérica, de 27% para 24%. Apesar das oscilações, a distância entre os dois ainda é de 11 pontos. No questionário estimulado, no entanto, Lula tem 40% e ’01’ chega a 34%
No cenário estimulado de primeiro turno, em que os nomes são apresentados aos entrevistados, Lula tem 40%, contra 34% de Flávio Bolsonaro. A vantagem do presidente é de seis pontos percentuais.
Ronaldo Caiado aparece em terceiro lugar, com 5%. Renan Santos e Romeu Zema têm 4% cada. Joaquim Barbosa (DC) e Augusto Cury (Avante) registram 2%, enquanto Aécio Neves (PSDB) soma 1%. Cabo Daciolo (Mobiliza) não alcança 1%. Brancos, nulos e eleitores que não escolheriam nenhum candidato representam 6%, e 3% não souberam responder.
Na comparação com o levantamento anterior, Lula oscilou de 42% para 40%, enquanto Flávio permaneceu com 34%. Caiado manteve 5%, e Renan Santos e Zema passaram de 3% para 4%.
Escolha
O levantamento indica ainda que 80% dos eleitores de Lula afirmam já ter tomado uma decisão definitiva, contra 74% entre os apoiadores de Flávio Bolsonaro. Considerando todos os entrevistados que escolheram algum candidato, 70% dizem que não pretendem mudar o voto, enquanto 29% admitem a possibilidade de rever a escolha.
Lula também aparece numericamente à frente nas quatro simulações de segundo turno realizadas pela Nexus. O confronto mais apertado seria contra Flávio Bolsonaro: o presidente tem 47%, diante de 44% do senador. Brancos, nulos e eleitores que não votariam em nenhum dos dois somam 8%, e 1% não respondeu.
O desempenho dos candidatos varia de forma significativa entre os diferentes segmentos do eleitorado. No cenário estimulado de primeiro turno, Lula alcança 54% no Nordeste, contra 25% de Flávio Bolsonaro. No Sudeste, o petista também lidera numericamente, por 38% a 33%.
Salário
Flávio Bolsonaro ainda aparece à frente no Sul, com 47%, enquanto Lula tem 26%. No agrupamento Norte/Centro-Oeste, o senador registra 37%, contra 32% do presidente.
Lula também lidera entre as mulheres, com 45%, diante de 30% de Flávio. Entre os homens, o senador aparece à frente por 38% a 34%. O presidente obtém 53% entre os eleitores com renda familiar de até um salário mínimo, grupo no qual ’01′ fica com 22%.
Divulgado nesta segunda-feira, o levantamento da Nexus, encomendado pelo BTG Pactual, ouviu 2.003 eleitores de todas as regiões do país entre os dias 10 e 12 de julho. As entrevistas foram realizadas por telefone, e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).