A China otimizará ainda mais o ambiente de negócios e continuará a fornecer serviços de qualidade para empresas estrangeiras, disse Wang.
Por Redação, com Reuters – de Pequim
A Apple é bem-vinda para continuar a aprofundar sua presença no mercado chinês, disse o ministro do Comércio, Wang Wentao, ao presidente-executivo da companhia, Tim Cook, durante uma reunião nesta sexta-feira, segundo um comunicado do ministério.
O comentário espelha as conversas entre o ministro da Indústria e Tecnologia da Informação da China e Cook durante uma reunião no início desta semana em Pequim.
China e EUA
A China está disposta a ajudar a recolocar as relação econômicas e comerciais entre China e EUA em um caminho de desenvolvimento saudável e estável por meio de intercâmbios regulares entre governo e empresas, acrescentou Wang.
A China otimizará ainda mais o ambiente de negócios e continuará a fornecer serviços de qualidade para empresas estrangeiras, disse Wang. Mas ele também afirmou a Cook que o destaque dado à segurança nacional “não é propício para intercâmbios econômicos e comerciais normais”.
Aplicação de IA eleva lucro da TSMC
A TSM (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) teve um aumento de 54% no lucro líquido do terceiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior. A maior fabricante de chips do mundo faturou US$ 325,3 bilhões taiuaneses (R$ 57,38 bilhões), superando a previsão feita há três meses.
Após a divulgação do resultado, a empresa elevou suas perspectivas de crescimento e que receita triplique para 15% este ano, impulsionada por um boom de inteligência artificial e uma recuperação ampla em outros setores, desafiando as preocupações do mercado sobre a longevidade do atual ciclo ascendente da indústria.
– Continuamos a observar uma demanda extremamente robusta relacionada à IA – disse CC Wei, presidente e diretor executivo, aos investidores nesta quinta-feira.
Forte desempenho
A TSMC disse que seu forte desempenho no terceiro trimestre, com receita, margens brutas e margens operacionais superando todas as orientações anteriores, também foi apoiado por uma recuperação na demanda em todos os segmentos, desde smartphones até aplicações industriais e chips para automóveis.
A TSMC produz chips para mais de 500 empresas, incluindo os mais recentes processadores de IA da Nvidia e chips para iPhone da Apple, um modelo de negócios que lhe confere escala e equilíbrio inigualáveis.
– Enquanto a ASML entregou uma atualização negativa, a TSMC continua a se fortalecer – disse Ben Barringer, analista de tecnologia da Quilter Cheviot. “Isso é encorajador e resultou na TSMC elevando sua orientação, dando confiança ao setor novamente após as notícias da ASML.”