O apelo papal foi feito em meio a uma forte escalada da violência na Etiópia: desde 22 de setembro, combates voltaram a atingir diferentes localidades da região.
Por Redação, com ANSA – da Cidade do Vaticano
O papa Leão XIV pediu para que a atual crise na Etiópia seja resolvida “pelo caminho do diálogo”.
Ao final da audiência geral, nesta quarta-feira, o pontífice manifestou preocupação com a retomada das hostilidades no Tigré e nas regiões vizinhas de Afar e Amhara, no norte do país.

– O conflito armado nunca resolve problemas, mas apenas os agrava, deixando para trás nada além de morte e destruição – observou Robert Prevost, segundo o qual, “apenas o diálogo pode lançar as bases para uma paz duradoura”.
– Espero que a comunidade internacional ofereça sua generosa contribuição para garantir ajuda humanitária a todos – reforçou Leão XIV.
Violência
O apelo papal foi feito em meio a uma forte escalada da violência na Etiópia: desde 22 de setembro, combates entre forças ligadas à Frente de Libertação do Povo do Tigré (TPLF) e tropas do governo etíope voltaram a atingir diferentes localidades da região, colocando em risco o frágil acordo de paz firmado em Pretória, em novembro de 2022.
De acordo com informações divulgadas nesta quarta pela organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), o conflito já deixou mais de 700 feridos desde a semana passada.