Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Papa Leão XIV critica falta de 'vontade política de alguns' na COP30

Em mensagem na COP30, Papa Leão XIV destaca a urgência da ação climática e critica a falta de vontade política para enfrentar a crise ambiental.

Terça, 18 de Novembro de 2025 às 11:32, por: CdB

Leão XIV citou “enchentes, secas, tormentas e um calor implacável” e lembrou que “uma em cada três pessoas vive em grande vulnerabilidade em consequência” das mudanças climáticas, que não são mais uma “ameaça distante”.

Por Redação, com ANSA – da Cidade do Vaticano

O papa Leão XIV criticou a falta de “vontade política” para enfrentar a crise climática no planeta, em mensagem em vídeo para as Igrejas do Sul do Mundo, que se reuniram em Belém, no Pará, à margem da COP30, em meio às dificuldades para se encontrar consensos na cúpula da ONU.

Papa Leão XIV critica falta de 'vontade política de alguns' na COP30 | Papa Leão XIV celebra Angelus no Vaticano
Papa Leão XIV celebra Angelus no Vaticano

Na gravação, Robert Prevost, que vem dando sequência ao ativismo ambiental visto no pontificado de Francisco, afirmou que o Acordo de Paris, assinado em 2015, “tem impulsionado um progresso real e continua sendo nossa ferramenta mais poderosa para proteger as pessoas e o planeta”, porém alertou que ainda não é suficiente.

– Devemos ser honestos: não é o acordo que está falhando, nós é que estamos falhando em nossa resposta. O que está falhando é a vontade política de alguns. A verdadeira liderança implica serviço e apoio em uma escala que possa fazer realmente a diferença. Ações climáticas mais contundentes criarão sistemas econômicos mais sólidos e justos. Medidas políticas e climáticas firmes são um investimento em um mundo mais justo e estável – disse o papa.

“Enchentes, secas, tormentas e um calor implacável”

Leão XIV citou “enchentes, secas, tormentas e um calor implacável” e lembrou que “uma em cada três pessoas vive em grande vulnerabilidade em consequência” das mudanças climáticas, que não são mais uma “ameaça distante”.

– Ignorar essas pessoas é negar nossa humanidade compartilhada. Ainda há tempo para manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C [em relação à era pré-industrial], mas a janela está se fechando. Como guardiães da criação de Deus, somos chamados a agir com rapidez, fé e profecia para proteger o dom que Ele nos confiou – salientou.

O pontífice norte-americano ainda declarou que as nações precisam “permanecer unidas na firme solidariedade com o Acordo de Paris e a cooperação climática”. “Que este Museu Amazônico [palco da reunião das Igrejas do Sul Global] seja recordado como o espaço onde a humanidade escolheu a cooperação frente à divisão e à negação”, destacou.

Edições digital e impressa