Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Obras falsas de Dalí são retiradas de exposição na Itália

Polícia italiana apreende 21 obras supostamente falsas de Salvador Dalí em exposição em Parma. Entenda os detalhes dessa investigação.

Quarta, 01 de Outubro de 2025 às 13:35, por: CdB

Entre os trabalhos apreendidos estão desenhos, objetos e gravuras, totalizando cerca de 10% das quase 200 obras do acervo da exposição.

Por Redação, com ANSA – de Roma

A polícia da Itália apreendeu nesta quarta-feira 21 obras supostamente falsas atribuídas a Salvador Dalí (1904-1989) em uma exposição dedicada ao pintor surrealista espanhol em Parma, no centro-norte do país.

Obras falsas de Dalí são retiradas de exposição na Itália | Obras apreendidas em exposição de Salvador Dalí em Parma
Obras apreendidas em exposição de Salvador Dalí em Parma

Inaugurada no último sábado, no Palácio Tarasconi, a mostra “Dalí: entre arte e mito” foi alvo de uma batida do Núcleo de Tutela do Patrimônio Cultural da Arma dos Carabineiros, a polícia militar italiana, no âmbito de um inquérito chefiado pelo Ministério Público de Roma.

Entre os trabalhos apreendidos estão desenhos, objetos e gravuras, totalizando cerca de 10% das quase 200 obras do acervo da exposição.

Fundação Gala-Salvador Dalí

A investigação nasceu após denúncia da Fundação Gala-Salvador Dalí, entidade com sede na Espanha e responsável pela gestão da propriedade intelectual do artista. A instituição apontou “elementos críticos a respeito da autenticidade das obras em questão”.

Segundo Diego Polio, comandante do Núcleo de Tutela do Patrimônio Cultural, o objetivo da apreensão é realizar “verificações mais acuradas para estabelecer se [as obras] são atribuíveis ao famoso pintor espanhol ou se apresentam características de não autenticidade”.

Já a Navigare, empresa organizadora da exposição em Parma, assegurou que está disposta a “cooperar plenamente com as forças de ordem”, fornecendo a “documentação pedida no inquérito e qualquer outro elemento útil”.

Edições digital e impressa