A medida afetará apenas os novos usuários da rede social, que “poderão escrever gratuitamente após três meses”, afirmou em outra mensagem. Quem se recusar a pagar a taxa só terá acesso à função “leitura” da plataforma.
Por Redação, com CartaCapital - de São Francisco
Os novos usuários da rede X terão que pagar “pequenas taxas” para publicar mensagens na plataforma durante três meses, afirmou o dono da rede social, Elon Musk, em mensagem na noite de segunda-feira.
– Infelizmente, (aplicar) pequenas taxas para novos usuários escreverem é a única maneira de combater o ataque implacável de ‘bots’ (contas automatizadas) – escreveu o bilionário.
– A inteligência artificial de hoje (e as fábricas de trolls) passam facilmente no teste ‘você é um robô?' – explicou ele.
A medida afetará apenas os novos usuários da rede social, que “poderão escrever gratuitamente após três meses”, afirmou em outra mensagem.
Elon Musk, que comprou a rede X em 2022, quando ainda se chamava Twitter, não especificou quanto custarão essas tarifas, nem a data em que serão impostas, nem os países envolvidos.
A plataforma X já lançou uma medida semelhante na Nova Zelândia e nas Filipinas em outubro. Lá, novos usuários têm que pagar respectivamente US$ 0,75 (R$ 3,88) e US$ 0,85 (R$ 4,39) por serviços básicos, como publicar mensagens.
Função “leitura”
Quem se recusa a pagar só tem acesso à função “leitura” da plataforma.
Esta medida já buscava reduzir o “spam” (mensagens não solicitadas) e a “manipulação da plataforma e da atividade dos ‘bots‘”, indicou a rede.
Desde que Musk comprou a plataforma, a moderação de conteúdo foi drasticamente reduzida e isso fez com que a atividade de “bots”, contas falsas que espalham desinformação e falsos rumores, aumentasse no X.
Muitos anunciantes abandonaram o X. O seu valor passou de US$ 44 bilhões (R$ 227 bilhões ) para US$ 20 bilhões (R$ 103,4 bilhões ), e as receitas publicitárias foram reduzidas pela metade, conforme indicou Elon Musk em um documento interno revelado no final de março e ao qual vários veículos de comunicação americanos tiveram acesso.
Para contrariar este fenômeno, X lançou fórmulas de pagamento em 2023 para obter rótulos de verificação e ocultar publicidade.