Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Novos usuários da rede social X terão que pagar para publicar mensagens

Arquivado em:
Terça, 16 de Abril de 2024 às 13:13, por: CdB

A medida afetará apenas os novos usuários da rede social, que “poderão escrever gratuitamente após três meses”, afirmou em outra mensagem. Quem se recusar a pagar a taxa só terá acesso à função “leitura” da plataforma.


Por Redação, com CartaCapital - de São Francisco


Os novos usuários da rede X terão que pagar “pequenas taxas” para publicar mensagens na plataforma durante três meses, afirmou o dono da rede social, Elon Musk, em mensagem na noite de segunda-feira.




redesocial-1.jpg
Quem se recusar a pagar a taxa só terá acesso à função “leitura” da plataforma

– Infelizmente, (aplicar) pequenas taxas para novos usuários escreverem é a única maneira de combater o ataque implacável de ‘bots’ (contas automatizadas) – escreveu o bilionário.


– A inteligência artificial de hoje (e as fábricas de trolls) passam facilmente no teste ‘você é um robô?' – explicou ele.


A medida afetará apenas os novos usuários da rede social, que “poderão escrever gratuitamente após três meses”, afirmou em outra mensagem.


Elon Musk, que comprou a rede X em 2022, quando ainda se chamava Twitter, não especificou quanto custarão essas tarifas, nem a data em que serão impostas, nem os países envolvidos.


A plataforma X já lançou uma medida semelhante na Nova Zelândia e nas Filipinas em outubro. Lá, novos usuários têm que pagar respectivamente US$ 0,75 (R$ 3,88) e US$ 0,85 (R$ 4,39) por serviços básicos, como publicar mensagens.



Função “leitura”


Quem se recusa a pagar só tem acesso à função “leitura” da plataforma.


Esta medida já buscava reduzir o “spam” (mensagens não solicitadas) e a “manipulação da plataforma e da atividade dos ‘bots‘”, indicou a rede.


Desde que Musk comprou a plataforma, a moderação de conteúdo foi drasticamente reduzida e isso fez com que a atividade de “bots”, contas falsas que espalham desinformação e falsos rumores, aumentasse no X.


Muitos anunciantes abandonaram o X. O seu valor passou de US$ 44 bilhões (R$ 227 bilhões ) para US$ 20 bilhões (R$ 103,4 bilhões ), e as receitas publicitárias foram reduzidas pela metade, conforme indicou Elon Musk em um documento interno revelado no final de março e ao qual vários veículos de comunicação americanos tiveram acesso.


Para contrariar este fenômeno, X lançou fórmulas de pagamento em 2023 para obter rótulos de verificação e ocultar publicidade.




Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo