Rio de Janeiro, 20 de Fevereiro de 2026

Nasa finaliza ensaio com sucesso rumo à Lua

A Nasa finalizou com sucesso o ensaio para a missão Artemis 2, que levará astronautas à Lua pela primeira vez em mais de 50 anos. Descubra os detalhes da simulação e o que vem a seguir.

Sexta, 20 de Fevereiro de 2026 às 13:44, por: CdB

A simulação prosseguiu sem intercorrências mesmo nos últimos 10 minutos da contagem regressiva, quando os tanques do foguete foram pressurizados como em uma situação real de lançamento.

Por Redação, com ANSA – de Washington

A Nasa concluiu com sucesso o ensaio para o lançamento da missão Artemis 2, que levará astronautas para a órbita da Lua pela primeira vez em mais de 50 anos.

Nasa finaliza ensaio com sucesso rumo à Lua | Foguete Space Launch System já está em plataforma de lançamento na Flórida
Foguete Space Launch System já está em plataforma de lançamento na Flórida

Os engenheiros da agência espacial americana carregaram mais de 2,8 milhões de litros de combustível de oxigênio e hidrogênio líquidos no foguete Space Launch System (SLS) e não constataram nenhum vazamento.

A simulação prosseguiu sem intercorrências mesmo nos últimos 10 minutos da contagem regressiva, quando os tanques do foguete foram pressurizados como em uma situação real de lançamento.

Embora a análise detalhada dos dados ainda precise ser concluída, os resultados preliminares são um sinal positivo para a missão, que estava prevista para o início de fevereiro, mas teve de ser adiada devido a um vazamento de hidrogênio líquido durante um teste, quando os quatro astronautas da Artemis 2 já estavam em quarentena.

Segundo a Nasa, a missão pode ser autorizada para lançamento já nas próximas duas semanas, com uma janela que se abre a partir de 6 de março.

A missão

Os astronautas Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, dos Estados Unidos, e Jeremy Hansen, do Canadá, farão o voo tripulado mais distante da história da humanidade, alcançando um ponto a cerca de 7,5 mil quilômetros do lado oculto da Lua, ou seja, a mais de 400 mil quilômetros da Terra. A missão deve durar 10 dias.

O programa Artemis mira tornar permanente a presença humana no satélite natural, em vista de futuras viagens ao planeta Marte. A Artemis 2 será seguida pela Artemis 3, que fará o primeiro pouso tripulado na Lua desde o fim do programa Apollo, em 1972. O voo está planejado para ocorrer ainda nesta década.

Edições digital e impressa