O conteúdo por vídeo está conquistando o mundo, seja qual for seu formato. Hoje já poucas pessoas se lembram, mas o primeiro vídeo no YouTube, chamado “Me at the zoo” (Eu no Zoo), foi adicionado ao site no dia 24 de abril de 2005, há poucos anos! Hoje, o número de vídeos no YouTube ultrapassa 140 milhões.
O YouTube foi a primeira plataforma que começou a incutir o amor pelo conteúdo por vídeo na Web na mente dos internautas e, se olharmos para a realidade de hoje, é fácil de ver que o site foi bem sucedido. Vídeos estão por toda a parte: assistimos a comentários por vídeo quando escolhemos um produto, assistimos trailers antes de ir ao cinema, assistimos entrevistas com pessoas que gostamos, conhecemos e comunicamos com novas pessoas e até temos reuniões via vídeo. O conteúdo por vídeo simplesmente se tornou uma parte integral do nosso cotidiano e isso é bom!
TikTok e seu papel na popularização do conteúdo por vídeo
A história da plataforma de vídeos curtos TikTok remonta a 2014. Ainda antes do TikTok aparecer, existia um aplicativo chamado Musical.ly. Em 2016, o seu número de usuários atingiu 100 milhões de pessoas e o Musical.ly rapidamente suplantou o outrora popular serviço Vine. Em 2016, a plataforma Douyin substituiu o Musical.ly, que em 2017-2018 mudou seu nome fora da Ásia para TikTok. Em 2018, mais de 600 milhões de pessoas usaram o aplicativo e, apenas dois anos depois, mais de um bilhão.
Alguns elogiam o TikTok e o chamam de uma plataforma maravilhosa para arte e criatividade. Outros repreendem seus usuários pelo seu conteúdo primitivo, repetitivo e de baixo grau. Mas o que definitivamente não pode ser negado é que o TikTok fez do vídeo uma parte ainda mais integral da nossa vida. Há até desenvolvedores que usam os princípios básicos do TikTok ao criar serviços completamente diferentes.
Snack: uma combinação entre TikTok e Tinder
A popularidade incrível do TikTok não passou despercebida para os outros desenvolvedores que, imediatamente, tentaram criar seu próprio app no mesmo estilo. Mas houve alguns que encontraram soluções interessantes para combinar os princípios do TikTok e aplicativos clássicos de namoro, como Tinder, Badoo ou Bumble. Foi assim que o aplicativo Snack apareceu.
O Snack é um serviço de namoro onde os usuários compartilham vídeos curtos em vez de fotos e descrições chatas. Além disso, os vídeos podem ser bem diferentes, eles podem ser histórias sobre os próprios usuários, sobre os seus hobbies e talentos, mostrando a fofura dos seus gatos, qualquer coisa! O app oferece liberdade máxima e restrições mínimas (dentro dos limites da razão, é claro).
O aplicativo Snack permite que cada usuário conte tudo o que quiser sobre ele mesmo de uma forma brilhante e criativa, para chamar a atenção, deixar sua imaginação correr livre e apenas desfrutar de encontros. Não existem votos sem fim, mensagens longas nem a necessidade de tentar descobrir se o usuário é real ou não. Com apenas alguns minutos de vídeo você poderá saber muito mais sobre o usuário do que em alguns dias de mensagens de texto.
A única desvantagem significativa do Snack é que o aplicativo só está disponível para sistemas iOS. Os usuários do sistema Android terão que esperar por agora. O Snack tem centenas de milhares de usuários ativos e uma classificação de 4.1 em 5.
Exemplos interessantes de como usar vídeo para relacionamentos online
Outros desenvolvedores também estão aproveitando a oportunidade de usar o formato de vídeo para atrair mais usuários. A funcionalidade de bate-papo por vídeo já está integrada nos aplicativos Tinder, Hinge, Badoo, Mamba e outros, e bate-papos por vídeo com novas pessoas, como o Omegle, Chatrandom e coomeet.com/pt/chatrandom tiveram sua origem nesse conceito de relacionamentos por vídeo.
É possível observar como a linha entre bate-papos aleatórios por vídeo com novas pessoas e sites/aplicativos de namoro está gradualmente mais fina e eles se parecem cada vez mais. As plataformas de namoro estão introduzindo a funcionalidade de bate-papo de vídeo on-line e os bate-papos aleatórios estão adicionando novos filtros de pesquisa, como já existiam em aplicativos de namoro. Acreditamos que esta é uma tendência positiva. Afinal, a funcionalidade de aplicativos e serviços online está se expandindo, eles estão se tornando mais convenientes e práticos. E, mais importante, essa evolução aumenta as chances de você conhecer alguém interessante na net.
Por que as pessoas gostam tanto de relacionamentos por vídeo
Na verdade, existem muitas razões para isso, mas queremos destacar as cinco principais.
Razão #1 A capacidade de conhecer rapidamente uma pessoa
O tempo é um recurso valioso e gastá-lo em votos intermináveis e horas de mensagens de texto não é a melhor ideia. Apenas cinco minutos de comunicação por vídeo podem substituir uma hora de mensagens e uma chamada de vídeo pode substituir quase completamente um encontro em pessoa. Você e a outra pessoa se comunicam cara a cara da mesma forma, se veem, notam entonações e gestos. Assim, você pode avaliar imediatamente o humor de uma pessoa, seu interesse em mais diálogo e perspectivas para um encontro offline. Por que perder tempo com mensagens de texto longas quando você pode ter uma chamada de vídeo e conhecer muito melhor a outra pessoa? Acreditamos que conversas por texto são coisa do passado.
Razão #2 Menos perfis falsos e bots
Infelizmente, existem muitos perfis falsos e bots em sites de encontros e nenhum sistema de moderação consegue solucionar esse problema completamente. Comunicar-se apenas por mensagens de texto não é uma forma eficiente de entender que tipo de pessoa está na sua frente e o que ela realmente deseja. Você provavelmente já ouviu histórias de quando uma pessoa conheceu alguém em um site de encontros, falou por semanas ou até meses, já esperando um encontro especial, e então a outra pessoa começou a pedir dinheiro sob uma variedade de pretextos ou até chantagem. Há muitos casos assim e, apesar de sabermos que usar um serviço de namoro por vídeo nunca irá eliminar todos os casos, eles definitivamente eliminam a maioria e tornam tudo muito mais verdadeiro e seguro.
Razão #3 Comunicação mais honesta e genuína
Mensagens de texto e mesmo comunicação por áudio não são as formas mais abertas para se comunicar. Ver a pessoa na sua frente é importante para capturar melhor seu humor. Além disso, dessa forma você tem ainda mais oportunidades de se mostrar e revelar quem é e o que deseja. Você pode tocar violão, mostrar sua coleção de vinil, fazer um passeio pelo quarto, apresentar seu animal de estimação e muito mais. Sim, no início uma chamada de vídeo pode ser estranha e embaraçosa, mas após os primeiros segundos você se sentirá confortável e feliz.
Razão #4. Melhoria da sua capacidade de comunicação
Muitas pessoas hoje sofrem de solidão e a falta de comunicação ao longo do tempo apenas agrava a situação. Muitas pessoas têm medo de ser as primeiras a falar, iniciar conversa, não sabem o que dizer a uma pessoa que não conhecem e evitam fazer novos contatos. A comunicação via ligação por vídeo em sites de namoro ou bate-papos por vídeo aleatório pode ajudar e melhorar suas habilidades de comunicação, ajudar a relaxar e finalmente ganhar autoconfiança. Se, mesmo assim, você ainda não consegue superar seu constrangimento e começar a namorar por vídeo imediatamente, tente praticar falando em frente a um espelho ou gravando sua voz e depois ouvindo. Esses exercícios simples irão ajudar muito sua vida e apoiar você para se sentir mais confiante.
Razão #5. São grátis (ou quase grátis)
A maioria dos aplicativos de namoro e bate-papos aleatórios por vídeo são completamente ou parcialmente gratuitos e oferecem recursos úteis adicionais se você quiser pagar uma pequena quantia. Por isso, você basicamente não precisa gastar dinheiro para ir a um encontro virtual, enquanto que um encontro real pode ser muito caro se você decidir impressionar a outra pessoa e ir, por exemplo, para um restaurante caro. É claro que é bom se esse encontro deu origem a uma relação longa e feliz, mas nem sempre é assim e milhões de primeiros encontros acabam sendo os últimos. O tempo perdido e o dinheiro gasto não podem ser devolvidos. Sim, parece uma visão um pouco mercantilista, mas é a verdade.
Resumindo
O espaço da Internet está mudando rapidamente. Novos serviços e plataformas interessantes aparecem todos os dias e os apps já familiares mudam constantemente e se adaptam à nova realidade. O TikTok e o Snack estão longe de ser os únicos exemplos de que a Internet está se desenvolvendo, melhorando e expandindo.
Aplicativos de namoro, bate-papos por vídeo com novas pessoas, mensageiros instantâneos, hospedagem de vídeo, todas essas plataformas abrem um enorme mundo de conteúdo de alta qualidade, novas pessoas interessantes e perspectivas para o usuário.