Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Morre Stefano Benni, ícone da literatura italiana, aos 78 anos

Stefano Benni, renomado escritor italiano, faleceu aos 78 anos. Conhecido por seu estilo único que mesclava humor e ironia, deixou um legado literário inigualável.

Terça, 09 de Setembro de 2025 às 12:51, por: CdB

Nascido em Bolonha em 1947, era dono de um estilo inconfundível que unia ironia e humor ao analisar a realidade.

Por Redação, com ANSA – de Roma

Morreu nesta terça-feira o escritor italiano Stefano Benni, um dos maiores nomes da literatura contemporânea do país europeu. Ele tinha 78 anos e sofria de problemas de saúde havia alguns anos. A editora Feltrinelli confirmou o falecimento.

Morre Stefano Benni, ícone da literatura italiana, aos 78 anos | Benni é autor de ‘Bar Sport ‘, uma de suas obras mais conhecidas
Benni é autor de ‘Bar Sport ‘, uma de suas obras mais conhecidas

Nascido em Bolonha em 1947, era dono de um estilo inconfundível que unia ironia e humor ao analisar a realidade. Neste processo, Benni criou personagens inesquecíveis em romances e contos, sendo Bar Sport, La Compagnia dei Celestini, Comici spaventati guerrieri, Il bar sotto al mare e Stranalandia algumas de suas obras mais memoráveis.

Literatura

Além da literatura, na qual chegou a dividir textos cômicos com o comediante e político Beppe Grillo, também colaborou em outras áreas, como música, teatro, cinema e jornalismo.

– O mundo da cultura perdeu um dos intérpretes mais importantes dos últimos 50 anos e a Emilia-Romagna perdeu outro de seus grandes filhos, um artista que soube interpretá-la como poucos, transmitindo-lhe seus méritos e defeitos, suas misérias e a nobreza popular – afirmou o governador da região, Michele de Pascale, ao prestar suas condolências ao lado da secretária de Cultura, Gessica Allegni.

O ministro da Cultura da Itália, Alessandro Giuli, também lamentou a morte do escritor.

– Com o falecimento de Stefano Benni, a cultura italiana perde um de seus autores mais originais. Escritor, comediante, jornalista e dramaturgo, ele capturou a narrativa dos nossos tempos com um estilo inconfundível, combinando sátira e poesia. Figura multifacetada e nada convencional, deixou sua marca na literatura e no entretenimento – disse Giuli em nota.

Já o filho o escritor, Niclas Benni, fez um pedido especial aos leitores no Facebook: “Lembrem-se de meu pai ao ler seus textos a seus amigos”.

Edições digital e impressa