Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Ministério da Educação garante aplicação do Enem para atingidos por tornado

Camilo Santana assegura que inscritos no Enem não serão prejudicados pelo tornado no Paraná e anuncia nova data para reaplicação das provas.

Sábado, 08 de Novembro de 2025 às 15:28, por: CdB

Nesta manhã, o ministro Camilo Santana se reuniu no Ministério da Educação com o Inep para acertar o planejamento da aplicação do primeiro dia de provas do Enem neste domingo.

Por Redação, com ACS – de Brasília

Ministro da Educação, o ex-governador Camilo Santana garantiu que nenhum inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será prejudicado em razão do tornado que atingiu o Paraná. O fenômeno causou destruição na região central do Estado, deixando até agora ao menos seis mortes e mais de 700 feridos. Camilo Santana, em vídeo publicado nas redes sociais neste sábado, informou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve anunciar, em breve, uma nova data para a aplicação das provas nos locais afetados.

Ministério da Educação garante aplicação do Enem para atingidos por tornado | Ministro da Educação, Camilo Santana garantiu a realização do Enem em locais atingidos por tornado
Ministro da Educação, Camilo Santana garantiu a realização do Enem em locais atingidos por tornado

— Deixar um recado claro aqui que nenhum inscrito no Enem será prejudicado por conta dos acontecimentos do Paraná. Aqueles que não poderão fazer a prova terão direito a fazer uma reaplicação em uma data que será anunciada pelo Inep — afirmou o ministro.

 

Planejamento

Nesta manhã, o ministro Camilo Santana se reuniu no Ministério da Educação com o Inep para acertar o planejamento da aplicação do primeiro dia de provas do Enem neste domingo.

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) suspendeu a aplicação das provas no município de Rio Bonito do Iguaçu em razão dos danos provocados pelo tornado que devastou a cidade em poucos minutos.

Edições digital e impressa