As mudanças foram divulgadas por meio de email enviado à CNBC, cerca de um ano após a empresa ter confirmado que faria mudanças na sua equipe de hardware.
Por Redação, com Canaltech – de Nova York
A Microsoft anunciou que realizará uma reestruturação na sua divisão de realidade mista, responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos headsets HoloLens 2. Mesmo assim, a marca reafirmou o compromisso em manter o dispositivo ativo e atualizado.
As mudanças foram divulgadas por meio de email enviado à CNBC, cerca de um ano após a empresa ter confirmado que faria mudanças na sua equipe de hardware. Na época estimava-se que 10 mil pessoas seriam demitidas, incluindo algumas da divisão de realidade mista.
A onda mais recente de demissões inclui mais de mil pessoas, de acordo com fontes familiarizadas com o tema.
Nos últimos anos, a Microsoft tem concentrado seus esforços com o HoloLens 2 em conjunto com o Exército dos Estados Unidos, para otimizar o uso militar do headset. De acordo com um porta-voz, esta parceria permanece inalterada:
“Continuamos comprometidos ao programa IVAS (Sistema de Integração Visual Aumentada, da sigla em inglês) do Departamento de Defesa, e continuaremos desenvolvendo tecnologia de ponta para nossos soldados.”
O programa IVAS é marcado por altos e baixos, visto que alguns soldados já relataram tonturas e náusea enquanto usam o headset da Microsoft. No entanto, especula-se que um modelo atualizado tenha resolvido parte destes problemas.
O próprio foco militar do HoloLens 2 se dá por conta do relativo fracasso do produto com o público geral. Lançado em 2019, o produto nunca caiu no gosto do público geral, assim como diversos rivais do universo da computação espacial.
Divisão de realidade mista
Em termos de investimento por parte da Microsoft, a divisão de realidade mista tem um grande concorrente: a inteligência artificial (IA). Afinal, a empresa já teria despejado bilhões em ferramentas de IA, como o chatbot Copilot e recursos de produtividade do Microsoft 365, incluindo aplicações de escrita generativa e criação de apresentações automáticas.
Se a Microsoft não parece ter planos muito ambiciosos para o HoloLens (inclusive, uma terceira geração já teria sido cancelada), o contrário pode ser dito sobre a Apple. Afinal, a marca já prepara o lançamento do headset Vision Pro na Europa, que deve ocorrer ainda neste mês.