Serviços da concessionária no Sistema Acari vão reduzir produção de água pela metade em Belford Roxo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) vai realizar, entre esta terça e quinta-feira, uma série de manutenções em represas do Sistema Acari que devem impactar o abastecimento de água em bairros de Belford Roxo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Durante os serviços, a produção em cada unidade poderá ser reduzida em até pela metade.

As intervenções serão feitas sempre das 8h às 17h, em etapas. Nesta terça, os trabalhos ocorrem na represa de Xerém; na próxima quarta, em Mantiquira; e, na quinta-feira, em Tinguá.
Com a redução na produção, moradores podem enfrentar baixa pressão ou interrupções no fornecimento de água em diferentes regiões dos três municípios.
Em Belford Roxo, podem ser afetados bairros como Areia Branca, Itaipu, Miguel Couto, Vale do Ipê, Lote XV, Nova Aurora, Heliópolis e Piam, além de localidades como Parque Martinho, Parque Amorim e Parque São Bento.
Em Nova Iguaçu, o impacto pode atingir áreas como Posse, Jardim Posse, Carmari, Vila de Cava, Figueiras, Ponto Chic, Kennedy, Ambaí e Santa Rita, entre outras.
Já em Duque de Caxias, a previsão é de reflexos em bairros como Xerém, Mantiquira, Lamarão, Amapá, Santa Cruz da Serra, Jardim Primavera, Saracuruna e Pilar.
Normalização
Segundo a Cedae, após a conclusão de cada etapa e a retomada integral da produção, o abastecimento será restabelecido de forma gradual, podendo levar até 72 horas — ou mais, especialmente em áreas elevadas e nas pontas da rede. A concessionária Águas do Rio, responsável pela distribuição, foi comunicada sobre a operação.
Durante o período, a recomendação é que os moradores utilizem a água armazenada em cisternas e caixas d’água apenas para atividades essenciais, adiando tarefas que demandem maior consumo até a normalização do abastecimento.