No último domingo, Robert Prevost, de 71 anos, revelou que um nódulo pulmonar foi detectado em estágio inicial e apresenta crescimento “bem controlado”.
Por Redação, com ANSA – de Roma
O papa Leão XIV foi internado nesta terça-feira no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, para passar por uma cirurgia de remoção de um nódulo pulmonar.

O procedimento está previsto para a tarde, segundo informações divulgadas pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
O pontífice deixou o Vaticano de carro, pela Porta del Perugino, e chegou ao hospital acompanhado de seu médico assistente, Luigi Carbone.
Ao chegar ao Gemelli, Leão XIV desembarcou do veículo por conta própria e foi recebido pela alta direção da instituição. Ele mostrou-se sereno e sorridente e foi saudado pela imprensa e por diversos fiéis que estavam na porta principal do centro médico.
O líder da Igreja Católica acenou brevemente, mas pareceu visivelmente comovido com o carinho dos presentes.
De acordo com o Vaticano, a cirurgia será realizada pela equipe de cirurgia torácica liderada pelo professor Stefano Margaritora.
Em comunicado, a Sala de Imprensa da Santa Sé informou que novas atualizações sobre o estado de saúde do religioso serão divulgadas ainda na noite desta terça-feira.
O Hospital Gemelli é uma das principais instituições médicas de Roma e já recebeu outros pontífices para tratamentos e procedimentos médicos, como João Paulo II e o papa Francisco.
No último domingo, Robert Prevost, de 71 anos, revelou que um nódulo pulmonar foi detectado em estágio inicial e apresenta crescimento “bem controlado”. Apesar disso, contou que os médicos recomendaram a remoção cirúrgica.
– Queridos amigos, durante alguns exames médicos recentes, os médicos encontraram um nódulo localizado em meu pulmão. Ele foi detectado em um estágio muito inicial e está bem localizado. Os médicos consideram a cirurgia adequada. Seguindo a orientação deles, decidi, portanto, submeter-me a uma operação para removê-lo. A cirurgia já está agendada para os próximos dias.
Agradeço pela proximidade espiritual de vocês e confio-me às suas orações – declarou o pontífice aos fiéis.
Posteriormente, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, informou que a recuperação do Santo Padre deverá levar cerca de uma semana.
Na segunda-feira, Leão XIV cancelou todos os compromissos previstos até 20 de outubro. Durante o período de internação, a expectativa é que ele continue trabalhando diretamente do hospital, como já ocorreu com outros pontífices.
Vaticano
Nesta terça, o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Piero Parolin, afirmou estar “preocupado” com a cirurgia, uma vez que o problema de saúde é inesperado. No entanto, enfatizou que o papa está sereno.
O anúncio da cirurgia também levantou dúvidas sobre a manutenção da viagem de Leão XIV à América Latina, prevista para o início de novembro. O roteiro inclui visitas ao Peru, ao Uruguai e à Argentina, com duração de quase duas semanas. Até o momento, porém, o Vaticano não informou se a viagem será mantida ou cancelada.