As tensões entre Belgrado e Pristina estão altas desde o mês passado, quando representantes de etnia sérvia no norte de Kosovo deixaram instituições estatais, incluindo a polícia e o Judiciário, devido à decisão do governo de Kosovo.
Por Redação, com Reuters - de Kosovo
Kosovo fechou seu maior posto de fronteira com a Sérvia nesta quarta-feira depois que manifestantes o bloquearam do lado sérvio para apoiar sua etnia em Kosovo ao se recusar a reconhecer a independência do país.
As tensões entre Belgrado e Pristina estão altas desde o mês passado, quando representantes de etnia sérvia no norte de Kosovo deixaram instituições estatais, incluindo a polícia e o Judiciário, devido à decisão do governo de Kosovo de substituir as placas dos carros sérvios.
O ministro do Interior do Kosovo, Xhelal Svecla, disse na terça-feira que a Sérvia, sob a influência da Rússia, pretende desestabilizar Kosovo. A Sérvia nega que esteja tentando desestabilizar seu vizinho e diz que só quer proteger sua minoria lá.
O Kremlin também negou nesta quarta-feira as acusações de Kosovo, mas disse que apoia Belgrado. "A Sérvia é um país soberano", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Por mais de 20 anos, Kosovo tem sido uma fonte de tensão entre o Ocidente, que apoiou sua independência, e a Rússia, que apóia a Sérvia em seus esforços para bloquear a adesão do país a entidades internacionais, incluindo a Organização das Nações Unidas.
Desde 10 de dezembro, sérvios no norte de Kosovo trocaram tiros com a polícia e ergueram mais de 10 bloqueios de estradas dentro e ao redor de Mitrovica. A ação ocorreu após a prisão de um ex-policial sérvio acusado de agredir policiais em serviço.
Alerta máximo
A Sérvia colocou suas tropas em alerta máximo na segunda-feira. Na noite de terça-feira, o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, que disse que o país continua lutando pela paz e buscando um acordo, examinou as tropas perto da fronteira.
O Ministério das Relações Exteriores de Kosovo anunciou em sua página no Facebook que a passagem de Merdare estava fechada desde a meia-noite.
O ponto de entrada de Merdare é o mais importante do Kosovo para o frete rodoviário, além de complicar as viagens dos kosovares que trabalham em outros lugares da Europa e querem voltar para casa nas férias.