Rio de Janeiro, 27 de Abril de 2025

Katy Perry participa de voo espacial com tripulação 100% feminina

Katy Perry participa de um histórico voo espacial com uma tripulação 100% feminina, marcando um marco desde a Vostok 6 em 1963.

Segunda, 14 de Abril de 2025 às 13:01, por: CdB

Essa é a primeira missão espacial com uma tripulação exclusivamente feminina desde a Vostok 6, em 1963, quando a cosmonauta soviética Valentina Tereshkova completou quase 50 órbitas ao redor da Terra sozinha.

Por Redação, com ANSA – de Washington

A cantora pop norte-americana Katy Perry fez nesta segunda-feira uma breve viagem ao espaço com uma tripulação totalmente feminina, no âmbito de um programa de turismo espacial promovido pela empresa Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos.

Katy Perry participa de voo espacial com tripulação 100% feminina | Tripulantes do voo NS-31 pouco antes de viagem ao espaço
Tripulantes do voo NS-31 pouco antes de viagem ao espaço

Além da estrela da música, participaram do voo NS-31 a jornalista Lauren Sánchez, noiva de Bezos, a cientista e empreendedora Aisha Bowe, a bioastronáutica e pesquisadora Amanda Nguyen, a jornalista Gayle King e a produtora de cinema Kerianne Flynn.

A Blue Origin começou a enviar turistas ao espaço em 2021, por meio da nave “New Shepard” (“Novo pastor”, em tradução literal), e já transportou mais de 50 pessoas em voos suborbitais, ou seja, sem escapar da gravidade da Terra.

Linha de Kárman

Ainda assim, a cápsula supera a chamada Linha de Kárman, situada 100 km acima do nível do mar e considerada a fronteira do espaço, onde as seis tripulantes puderam experimentar a sensação de microgravidade.

Assim como programado, o foguete retornou à base de lançamento no deserto do Texas, enquanto a cápsula, após pouco mais de 10 minutos de voo, pousou na mesma região com a ajuda de paraquedas. Ao sair da nave, Sánchez abraçou Bezos, enquanto Katy Perry ergueu um braço para o alto e depois beijou o desértico solo texano.

Essa é a primeira missão espacial com uma tripulação exclusivamente feminina desde a Vostok 6, em 1963, quando a cosmonauta soviética Valentina Tereshkova completou quase 50 órbitas ao redor da Terra sozinha.

Edições digital e impressa