Rio de Janeiro, 27 de Abril de 2026

Irmã diz que autor de ataque em evento com Trump queria 'ajudar o mundo'

A irmã de Cole Allen, autor do ataque no jantar dos correspondentes da Casa Branca, revela que ele desejava 'ajudar o mundo' e tinha um histórico de declarações extremistas.

Segunda, 27 de Abril de 2026 às 11:42, por: CdB

De acordo com ela, Cole sempre expressou seu desejo de “fazer algo” para lidar com o que ele descrevia como “os problemas do mundo”, sem especificar a quais ações se referia.

Por Redação, com ANSA – de Washington

A irmã de Cole Tomas Allen, autor do ataque no jantar dos correspondentes da Casa Branca em um hotel de Washington, no último fim de semana, revelou que o professor de 31 anos demonstrava um desejo recorrente de “fazer algo” para “ajudar o mundo”.

Irmã diz que autor de ataque em evento com Trump queria 'ajudar o mundo' | Allen tem 31 anos e deve responder a duas acusações
Allen tem 31 anos e deve responder a duas acusações

A mulher, que vive com a família em Rockville, no Estado de Maryland, deu a declaração durante interrogatório feito pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos nesta segunda-feira, segundo a imprensa norte-americana.

De acordo com ela, Cole sempre expressou seu desejo de “fazer algo” para lidar com o que ele descrevia como “os problemas do mundo”, sem especificar a quais ações se referia.

Além disso, a mulher relatou que o irmão tinha um histórico de declarações com conteúdo extremista e frequentemente fazia comentários políticos considerados radicais.

As autoridades investigam o caso e analisam o histórico pessoal e acadêmico de Allen para tentar entender sua motivação e possíveis sinais prévios de radicalização.

Antes do ataque ao jantar dos correspondentes da Casa Branca, Allen enviou um manifesto a seus familiares cerca de 10 minutos antes de abrir fogo no evento que o presidente Donald Trump estava presente e se definiu como “assassino federal gentil”.

No documento, ele também se referiu ao escândalo sexual protagonizado pelo financista pedófilo Jeffrey Epstein, antigo amigo de Trump e que se suicidou na cadeia em 2019, para justificar a ação.

O atirador

A expectativa é de que o atirador compareça à sua primeira audiência sobre o caso ainda nesta segunda, em um tribunal de Washington.

Inicialmente, segundo anunciou a procuradora-geral de Columbia, Jeanine Pirro, ele deve responder a acusações por porte de arma de fogo e por agressão a um agente federal com arma perigosa, tendo em vista que disparou contra um dos agentes.

Em paralelo às investigações, veículos de imprensa relembraram uma entrevista concedida por Allen à ABC Los Angeles em 2017, quando ele era estudante do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech).

Na ocasião, Allen participava de uma conferência sobre envelhecimento e apresentava um projeto voltado à segurança de cadeiras de rodas. Ele explicou que a proposta buscava evitar movimentações indesejadas durante o uso do equipamento.

– A ideia por trás deste projeto é impedir qualquer movimento – afirmou na época. “Os freios das cadeiras de rodas tendem a travar as rodas, mas não fixam a cadeira ao chão.”

Edições digital e impressa