Rio de Janeiro, 08 de Junho de 2025

Inteligência Artificial tem sido usada por estudantes preguiçosos

Acadêmicos, consultores de ensino superior e cientistas cognitivos em todo o mundo sugeriram que as universidades desenvolvam novos modos de avaliação para reagir à ameaça representada pela IA à integridade acadêmica. O programa ChatGPT, da empresa OpenAI, apoiada pela Microsoft, pode elaborar argumentos e escrever textos convincentes.

Segunda, 19 de Dezembro de 2022 às 13:54, por: CdB

Acadêmicos, consultores de ensino superior e cientistas cognitivos em todo o mundo sugeriram que as universidades desenvolvam novos modos de avaliação para reagir à ameaça representada pela IA à integridade acadêmica.

Por Redação, com Financial Times - de Londres
As universidades estão sendo instadas a proteger suas reputações contra estudantes preguiçosos, que preferem o uso de inteligência artificial (IA) no lugar do intelecto para a redação de trabalhos e redações, após o surgimento de um sofisticado programa de chatbot que pode imitar o trabalho acadêmico. Isso provocou um debate sobre as melhores maneiras de se avaliar os alunos no futuro.
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Processos cada vez mais avançados de transmissão do conhecimento para I.A. têm reduzido o tempo de aprendizado das máquinas

Verificação

O programa ChatGPT, criado pela empresa OpenAI, apoiada pela Microsoft, pode elaborar argumentos e escrever textos convincentes, causando uma preocupação generalizada de que os estudantes usem o software para trapacear em trabalhos escritos. Acadêmicos, consultores de ensino superior e cientistas cognitivos em todo o mundo sugeriram que as universidades desenvolvam novos modos de avaliação para reagir à ameaça representada pela IA à integridade acadêmica. ChatGPT é um grande modelo de linguagem treinado com milhões de pontos de dados, incluindo grandes blocos de texto e livros. Ele gera respostas convincentes e coerentes a perguntas, prevendo a próxima palavra plausível numa sequência de palavras, mas muitas vezes suas respostas são imprecisas e requerem verificação de fatos.

Sem guerra

Quando se pede ao programa para produzir uma lista de leituras sobre um determinado assunto, por exemplo, ele pode gerar referências falsas. Esta semana, cerca de 130 representantes de universidades participaram de um seminário da JISC, instituição sem fins lucrativos com sede no Reino Unido que aconselha o ensino superior em tecnologia. Eles foram informados de que uma "guerra entre software de plágio e IA generativa não ajudará ninguém" e que a tecnologia pode ser usada para aprimorar a escrita e a criatividade. — O aprendizado é um processo, não se trata do resultado final em muitos casos, e um ensaio não é útil em muitos empregos — resumiu Rebecca Mace, filósofa digital e pesquisadora educacional do Instituto de Educação da University College London (UCL).
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