A decisão decorre do receio de que a liga inglesa e a alemã, em particular, estejam aplicando interpretações diferentes no uso do VAR.
Por Redação, com Reuters - de Londres/Barcelona/Milão
O organismo formulador de leis do futebol exortou a Premier League e outras competições a seguirem as mesmas regras no uso da tecnologia do árbitro de vídeo (VAR).
Aguero, do Manchester City, bate pênalti contra o West Ham, pelo Campeonato Inglês Lionel Messi
A decisão decorre do receio de que a liga inglesa e a alemã, em particular, estejam aplicando interpretações diferentes no uso do VAR do que aquelas orientadas pelo Ifab, a instituição reguladora da Fifa.
“Toda competição precisa respeitar as leis do jogo e qualquer das diretrizes publicadas/comunicadas e/ou esclarecimentos do Ifab”, disse um porta-voz do Ifab à agência inglesa de notícias Reuters.
Na quarta-feira, o Ifab emitiu uma circular sobre as mudanças recentes nas leis, incluindo o uso do VAR nas cobranças de pênalti.
Os árbitros
As ligas inglesa e alemã optaram por deixar que os árbitros de campo decidam se o goleiro se afastou ou não da linha, e recorrer ao VAR somente se houver um erro claro da arbitragem.
Mas o Ifab insistiu que o VAR “precisa verificar qualquer violação do goleiro (e/ou do batedor de pênalti) e o VAR precisa informar o árbitro se houve um indício claro no replay”.
Ataques racistas
Representantes do Twitter se reunirão com o Manchester United e o organismo antidiscriminatório britânico Kick It Out depois que o meia Paul Pogba se tornou o mais recente jogador a ser submetido a ataques racistas online, informou a empresa de mídia social na quarta-feira.
Pogba, da França, foi alvo de ataques depois de ter perdido um pênalti no empate por 1 a 1 na Premier League contra o Wolverhampton Wanderers.
“Sempre mantivemos um diálogo aberto e saudável com nossos parceiros neste espaço, mas sabemos que precisamos fazer mais para proteger nossos usuários”, disse o Twitter em um comunicado.
“O comportamento racista não tem lugar na nossa plataforma e nós o condenamos veementemente.
“Nas próximas semanas, os representantes do Twitter se reunirão com o Manchester United, o Kick It Out e quaisquer outros membros da sociedade civil interessados em ouvir sobre o trabalho proativo que o Twitter está fazendo para lidar com ataques racistas online contra certos jogadores no Reino Unido”.
O ataque sofrido por Pogba foi condenado por seus companheiros de equipe, incluindo Harry Maguire, que pediu às empresas de mídia social que verificassem as contas dos usuários para evitar o abuso anônimo de jogadores.
Messi retorna aos treinos do Barcelona
O argentino Lionel Messi voltou aos treinamentos do Barcelona na quarta-feira, 16 dias depois de sofrer uma lesão na panturrilha direita, informou o clube catalão.
O capitão se lesionou em 5 de agosto, em seu primeiro treino com o Barcelona após as férias, e não participou da turnê de pré-temporada nos Estados Unidos, nem da derrota para o Athletic de Bilbao, na abertura do Campeonato Espanhol, em San Mamés.
Espera-se que o argentino receba alta médica para enfrentar o Real Bétis no domingo, pela segunda rodada de La Liga, no Camp Nou.
Fiorentina confirma chegada de Ribéry
Franck Ribéry, ex-meia-atacante da França e do Bayern de Munique, jogará na Fiorentina, informou o time da liga italiana na quarta-feira.
O site do clube publicou um vídeo do jogador de 36 anos descendo de um jato particular no aeroporto Peretola de Florença antes de se encontrar com dirigentes.
A mídia italiana disse que cerca de 300 torcedores da Fiorentina também aguardavam para saudá-lo.
Ribéry disse que Luca Toni, ex-colega de Bayern e ex-integrante da Itália que teve duas passagens pela Fiorentina, ajudou a convencê-lo da mudança.
– Ele me disse que é um grande clube e uma cidade linda – contou Ribéry, que deve passar por um exame médico antes de assinar um contrato de dois anos.
Ribéry foi para o Bayern em 2007 e conquistou 21 títulos importantes com os bávaros, incluindo a Liga dos Campeões de 2013 e o Mundial de Clubes, além de cinco Copas da Alemanha e nove títulos da liga alemã.
Ele marcou 16 gols em 81 atuações com a seleção francesa, mas muitos consideram que ele jamais explorou todo seu potencial na arena internacional.
A Fiorentina quase foi rebaixada na última temporada e iniciará a nova campanha com um novo dono, já que o bilionário norte-americano Rocco Commisso comprou o time da família Della Valle.