A empresa de tecnologia está trabalhando em uma nova função para detectar chamadas de fraude bancária, aquelas que fingem vir da equipe de atendimento ao cliente de um banco.
Por Redação, com Europa Press – de São Francisco
O Google está trabalhando em uma nova função para identificar golpes que solicitam o uso de compartilhamento de tela durante as chamadas para combater fraudes bancárias que acabam drenando as contas das vítimas.

A empresa de tecnologia está trabalhando em uma nova função para detectar chamadas de fraude bancária, aquelas que fingem vir da equipe de atendimento ao cliente de um banco.
Essas chamadas geralmente pedem ao usuário para acessar remotamente seu computador com um aplicativo de compartilhamento de tela, como o TeamViewer, e depois pedem que ele acesse o aplicativo do banco para resolver o suposto problema.
Para evitar que os criminosos virtuais enganem suas vítimas e esvaziem suas contas bancárias, o Google está trabalhando em um novo recurso que será ativado quando detectar uma chamada que não esteja registrada na lista de contatos.
Aplicativo do banco
Ele levará em consideração se o aplicativo do banco está aberto em primeiro plano durante a chamada e se a função de compartilhamento de tela está ativada. Essas duas ações acionarão um alerta, conforme explicado pelo Android Authority.
O recurso foi identificado na versão beta do Google Play Services (25.18.31) como “BankScamCallDetectionService”. Nele, as linhas de código também indicam que ele terá um registro de bancos para monitorar.
A versão beta do Google Play Services também inclui outro recurso que detectará intrusões e deverá chegar com seu novo sistema operacional móvel, o Android 16.