Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

O futebol presente na vida dos millennials

Arquivado em:
Terça, 14 de Maio de 2019 às 08:59, por: CdB

Eles se caracterizam por valorizarem experiências ao invés da posse, e por estarem sempre conectados ao que há de mais novo no meio tecnológico.

 
Por Daniel Antunes - de São Paulo
  As gerações sempre costumam ganhar um apelido, e os que nasceram no início da década de 1980 até o início dos anos 2000 são chamados de millennials, também conhecidos como Geração Y.
estadioPixabay.jpg
Até na forma de acompanhar e interagir com as novas tecnologias relacionadas ao futebol, essa geração costuma ser bastante peculiar. Fonte: Pixabay Um exemplo são as apostas online da Betfair, que estão entre as mais conhecidas. Fonte: Pixabay
Eles se caracterizam por valorizarem experiências ao invés da posse, e por estarem sempre conectados ao que há de mais novo no meio tecnológico. Essa geração nasceu para contestar a dos pais, que tinha como prioridade adquirir bens materiais e permanecer no mesmo emprego do começo ao fim da carreira. Até na forma de acompanhar e interagir com as novas tecnologias relacionadas ao futebol, essa geração costuma ser bastante peculiar.

A televisão ficou para trás

Uma das coisas que essa geração acabou deixando para trás foi a TV aberta, e agora muitos programas são assistidos pela Internet, como é o caso do futebol. Já existe a possibilidade de assistir futebol ao “estilo netflix”, através de serviços de streaming. O DAZN é um dos exemplos de site que oferecem partidas ao vivo, e possui os direitos para transmitir os jogos da Série C do brasileirão. Com a Internet também existe a possibilidade de assistir ao jogo depois que ele aconteceu e em qualquer lugar. Assim, os millennials não precisam da TV para acompanhar o seu time, pois isso pode ser feito através de um dispositivo como tablet ou celular, a partir de qualquer lugar.
remoto2Pixabay.jpg

Video game e apostas esportivas

Os millennials também costumam acompanhar os jogos de futebol através dos videogames, como o Playstation, que permitem o acesso à Internet. Assim os usuários podem ver o jogo ao vivo ou alguns lances através de aplicativos como o Youtube. Uma das coisas que tem acontecido atualmente é que muitos jovens dividem o tempo deixado para acompanhar o seu time, para jogar videogames de futebol, como é o caso do Fifa. Outro hábito comum aos millennials é fazer apostas esportivas online, e assim se divertem enquanto usam seus conhecimentos sobre futebol. Um exemplo são as apostas online da Betfair, que estão entre as mais conhecidas.

Será que os millennials estão perdendo o interesse no futebol?

Uma questão que tem sido muito abordada no Brasil é se as pessoas estão perdendo o interesse pelo futebol. Uma pesquisa recente realizada pelo Datafolha indica que 41 % dos entrevistados não têm interesse pelo esporte. Os jovens assistem às partidas dos seus times com o smartphone nas mãos e alternam seu tempo entre o jogo e o celular. Podemos dizer que as redes sociais têm competido muito com o futebol para atrair a atenção dos millennials. Além disso, alguns outros fatores têm possibilitado essa perde de interesse, como a crescente decepção com o futebol, diante dos fracassos do Brasil na Copa do Mundo. Além disso, com os valores dos ingressos para entrar nos estádios muito altos, poucos são os que podem pagar para ir frequentemente acompanhar o seu time jogar. Portanto, os millennials tem encontrado outras formas de vivenciar as emoções do futebol. Embora os recentes fracassos do Brasil na Copa do mundo tenham contribuído para diminuir o ânimo com relação ao futebol, os jovens ainda gostam e acompanham as partidas, da sua própria maneira.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo