As montadoras de todo o mundo estão lutando para atender ao crescimento vertiginoso de uma indústria que foi transformada pela ascensão de veículos elétricos, serviços de carona e pela direção autônoma.
Por Redação, com Reuters - de Tóquio/Paris/Xangai
O Japão e a França disseram nesta segunda-feira que concordaram em compartilhar informações e explorar uma cooperação mais profunda em tecnologia automotiva de próxima geração, uma medida que também poderia ter como objetivo reparar a tensa aliança entre a Nissan e a Renault.As montadoras
As montadoras de todo o mundo estão lutando para atender ao crescimento vertiginoso de uma indústria que foi transformada pela ascensão de veículos elétricos, serviços de carona e pela direção autônoma. A aliança da Nissan com a Renault, que pertence parcialmente ao Estado francês, foi abalada após a prisão do ex-presidente do conselho, Carlos Ghosn.Serviço de caronas autonômas
A gigante Didi Chuxing planeja começar a usar veículos autônomos para transportar passageiros em um distrito de Xangai e espera expandir o plano para fora da China até 2021.
O serviço permitirá que passageiros que pedem um veículo no distrito de Jiading através do aplicativo da Didi escolham ser buscados por um carro autônomo, disse o vice-presidente de tecnologia da empresa, Zhang Bo, na Conferência Mundial de Inteligência Artificial.
Os carros ainda terão um motorista humano, disse ele, acrescentando que mais de 30 tipos diferentes de modelos de carros serão oferecidos no serviço piloto, todos equipados com as chamadas capacidades de direção autônoma de nível 4.
Todos as viagens em veículos autônomos serão gratuitas.
Zhang disse a repórteres que a Didi pretende lançar o serviço em questão de meses, mas que está aguardando algumas licenças. A empresa obteve licenças do governo de Xangai para testar sua frota autônoma na quarta-feira.
A Didi espera ter os chamados robotaxis em três cidades chinesas, Pequim, Xangai e Shenzhen, até 2020 e pretende lançar o serviço no exterior no ano seguinte, disse ele.