Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2025

Exército do Sudão assume aeroporto de Cartum dos paramilitares

As Forças Armadas sudanesas recuperam o controle do aeroporto de Cartum, expulsando os paramilitares das FAR em meio à guerra civil que assola o país.

Quarta, 26 de Março de 2025 às 12:55, por: CdB

As Forças Armadas sudanesas lançaram uma operação para expulsar os paramilitares da capital, cujo controle perderam logo após o início da guerra.

Por Redação, com CartaCapital – de Cartum

O Exército sudanês anunciou, nesta quarta-feira, que retomou o aeroporto de Cartum dos paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FAR), após expulsá-los da maior parte da capital do país.

Exército do Sudão assume aeroporto de Cartum dos paramilitares | O aeroporto da capital sudanesa
O aeroporto da capital sudanesa

As tropas “protegeram totalmente” o aeroporto internacional, para onde os paramilitares das FAR enviaram combatentes desde o início do conflito em abril de 2023, disse o porta-voz do Exército Nabil Abdallah à agência francesa de notícias AFP.

O Sudão está atolado em uma guerra civil entre o Exército, liderado pelo general Abdel Fatah al-Burhan, e os paramilitares das FAR, liderados por seu ex-vice, o general Mohamed Hamdan Daglo.

O conflito deixou dezenas de milhares de mortos, segundo a ONU.

As Forças Armadas sudanesas lançaram uma operação para expulsar os paramilitares da capital, cujo controle perderam logo após o início da guerra, após retomarem o palácio presidencial na última sexta-feira.

De acordo com uma fonte do Exército que pediu anonimato, as tropas também “cercaram a área estratégica de Jebel Awliya”, o último grande reduto mantido pelas FAR na região de Cartum, “pelo norte, sul e leste”.

Exército

O Exército também assumiu o controle de ambas as extremidades da ponte Manshiya, em Cartum, nesta quarta-feira, deixando para as FAR apenas a ponte Jebel Awliya para que se retirassem da área.

Em imagens compartilhadas nas redes sociais, moradores do centro de Cartum podem ser vistos comemorando a retirada dos paramilitares.

Em quase dois anos de guerra, o conflito matou milhares de pessoas e forçou mais de 12 milhões a fugir de suas casas.

Além de causar uma grave crise humanitária, o conflito dividiu este país empobrecido, com o Exército controlando o leste e o norte e as FAR controlando quase todo Darfur, no oeste, e partes do sul.

Edições digital e impressa