Bruxelas acusa o Google de favorecer seus próprios serviços de publicidade online, como AdX, Google Ads e DV360, em detrimento de concorrentes e também dos anunciantes, forçados a arcar com custos mais altos devido ao predomínio da multinacional.
Por Redação, com ANSA - de Bruxelas
O poder Executivo da União Europeia determinou nesta quarta-feira que o Google venda parte de seus serviços publicitários online devido a problemas de concentração no setor.
Após uma investigação preliminar, o órgão antitruste da União Europeia concluiu que a gigante da internet violou normas do bloco e "abusou" de seu domínio no segmento de tecnologia publicitária.
Bruxelas acusa o Google de favorecer seus próprios serviços de publicidade online, como AdX, Google Ads e DV360, em detrimento de concorrentes e também dos anunciantes, forçados a arcar com custos mais altos devido ao predomínio da multinacional.
Tecnologia publicitária online
– O Google tem uma posição de mercado muito forte no setor de tecnologia publicitária online. Coleta os dados dos usuários, vende espaços publicitários e atua como intermediário – disse a comissária de Concorrência da UE, Margrethe Vestager.
A empresa americana respondeu que não compartilha o ponto de vista da UE. "Nossos instrumentos de tecnologia publicitária ajudam os sites e aplicativos a financiar os próprios conteúdos e permitem às empresas alcançar novos clientes de forma eficaz", disse o vice-presidente para serviços publicitários do Google, Dan Taylor.