Essa barreira de custo, no entanto, foi reduzida a uma fração do que costumava ser. Desde janeiro, a Tesla baixou o preço inicial do Modelo Y em 24%, a maior queda de qualquer um de seus veículos. Além disso, o Model Y tornou-se elegível para créditos fiscais federais de US$ 7,5 pela primeira vez, o que leva o preço para cerca de US$ 50 mil.
Por Redação, com Bloomberg - de Nova York, NY-EUA
A estratégia de reduzir os preços de um de seus principais modelos revelou os planos do multibilionário Elon Musk para conquistar uma fatia de mercado ainda maior, nos EUA. O Model Y da Tesla já se tornou um dos três veículos utilitários esportivos mais vendidos no país, ano passado. Isso foi notável, considerando que o preço inicial do Model Y era mais do que o dobro do Toyota RAV4 e do Honda CR-V, os eternos favoritos do mercado.
Essa barreira de custo, no entanto, foi reduzida a uma fração do que costumava ser. Desde janeiro, a Tesla baixou o preço inicial do Modelo Y em 24%, a maior queda de qualquer um de seus veículos. Além disso, o Model Y tornou-se elegível para créditos fiscais federais de US$ 7,5 pela primeira vez, o que leva o preço para cerca de US$ 50 mil. Se fosse vendido no Brasil, o preço do modelo Y chegaria a custar R$ 578 mil, com impostos.
Na ponta do lápis, um SUV Tesla com tração nas quatro rodas e cerca de 450 quilômetros de autonomia sem necessidade de recarga elétrica de alcance agora pode ser adquirido por 10% menos do que o preço médio de um veículo novo vendido no mercado norte-americano. A agência norte-americana de notícias Bloomberg News acompanha o que a Tesla cobra por seus modelos em relação à média do setor desde o início deste ano. E há quatro conclusões que podem ser tiradas das análises.
Queda de preço
Uma queda de preço de 24% em três meses é praticamente inédita para um veículo de tão alto volume de vendas. O exemplo análogo mais próximo pode ser o Modelo T, que a Ford tornou dramaticamente mais barato na década de 1920 por meio da linha de montagem móvel.
O Model Y agora começa em US$ 49.990, ou US$ 42.490 para aqueles que se qualificam para o incentivo federal. Isso é cerca de US$ 5,3 mil a menos do que o preço médio pago por um veículo novo nos EUA durante o mês de março, de acordo com o site especializado ‘Edmunds’.
Teslas muito baratos
As versões básicas do Model 3 e do Model Y nunca foram tão baratas em relação ao preço médio de venda de veículos novos. O Model S e o Model X eram um pouco mais baratos nessa base no final de 2020.
O Standard Range Model 3 agora começa em US$ 41.990. É elegível para um crédito fiscal federal de US$ 3.750 a partir de 18 de abril, o que levaria o preço para US$ 38.240 para consumidores elegíveis.
Isso é consideravelmente menor do que o BMW Série 3 - um modelo com o qual é frequentemente comparado -, que começa em cerca de US$ 44 mil.
Lógica nas
atualizações
Os preços constantemente flutuantes da Tesla são únicos na indústria automobilística, embora, como a Bloomberg News tenha revelado no início deste ano, eles tendam a acompanhar de perto o mercado automotivo mais amplo dos EUA. O Model 3 básico, por exemplo, raramente se afastou da média dos EUA nos últimos dois anos, enquanto o Model S normalmente custava cerca do dobro.
A única vez que os preços se afastaram tanto dessas tendências recentemente foi no final de 2020, pouco antes de a Tesla redesenhar os interiores do Model S e do Model X. Imediatamente após o lançamento das novas versões, os preços dispararam.
Não está claro se essa dinâmica se repetirá com o Model 3 e com o Model Y, que a Reuters informou que será atualizado ainda neste ano. A atualização do Model S e do Model X coincidiu com a escassez de suprimentos que elevou os preços em todo o setor recentemente. À medida que essas interrupções diminuíram, os preços também diminuíram.
Ameaças para
outras montadoras
Analistas de mercado discordam sobre se os cortes de preços da Tesla são indicativos de enfraquecimento da demanda ou parte de uma estratégia de longo prazo para expandir seu mercado endereçável enquanto corta custos.
Independentemente disso, as reduções estão pressionando outras montadoras que já estavam com problemas para ganhar dinheiro com a fabricação de veículos elétricos.
A conclusão Tesla iniciou uma guerra de preços entre carros a bateria e motores de combustão interna, e essa batalha está apenas começando.