Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Distrito Federal realiza 'Dia D' de vacinação contra o coronavírus

Arquivado em:
Sexta, 19 de Novembro de 2021 às 11:05, por: CdB

No Dia D também haverá a aplicação de dose de reforço para idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses. Imunossuprimidos graves que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias também serão contemplados.

Por Redação, com Brasil de Fato - de Brasília

O Governo do Distrito Federal realiza, neste sábado, o Dia de D de vacinação contra a covid-19. Ao todo, serão 28 pontos em todo o DF, em locais de grande circulação de pessoas. A iniciativa tem o objetivo de levar a vacina até a população maior de 18 anos que ainda não tomou a primeira dose.
coviddiad.jpeg
DF realiza Dia D de vacinação contra a covid-19 em 28 pontos da capital do país
A imunização estará disponível em locais como feiras, espaços culturais e igrejas. Além disso, o GDF oferecerá a segunda dose e a dose de reforço em várias unidades básicas de saúde (UBSs) e na Feira dos Importados do SIA. A maioria dos postos vai funcionar das 9h às 17h. No Dia D também haverá a aplicação de dose de reforço para idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses. Imunossuprimidos graves que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias também serão contemplados. Quem estiver com a segunda dose fora do prazo também poderá comparecer. – Muitas pessoas não têm tempo de ir até o ponto de vacinação, pois trabalham durante todo o dia e, à noite, acabam tendo alguma dificuldade em procurar nossos pontos que estão abertos. No Dia D, queremos alcançar essas pessoas, levando a proteção contra a covid-19 até elas, seja enquanto tiverem fazendo suas compras nas feiras, passando pela rodoviária, ou para aqueles que trabalham nesses locais e ainda não foram vacinados – afirmou o secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache. Segundo a pasta, cerca de 254 mil pessoas acima dos 12 anos de idade ainda não tomaram a primeira dose e outras 300 mil que já podem receber a segunda dose ainda não procuraram uma unidade de saúde. O Dia D da vacinação poderá ser mais uma oportunidade para essas pessoas tomem sua dose.

Dose de reforço

Mais cedo, o governador Ibaneis Rocha anunciou a vacinação do público acima de 57 anos com a dose de reforço contra a covid-19. A imunização deve começar na próxima segunda-feira, e será destinada a pessoas acima dessa faixa etária que tenham recebido a segunda dose há pelo menos cinco meses. – Trago boas notícias da vacinação. A partir de segunda-feira (22), vamos vacinar com a terceira dose o público acima de 57 anos que tenha recebido a segunda dose há 5 meses. Nossa Rede de Frio conta com o estoque necessário para atender este público – postou o governador.

Flexibilização de máscara

O governador também afirmou que pretende liberar o uso de máscara em locais fechados. A medida poderia ser adotada após a população do DF tomar a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Isso porque o Ministério da Saúde, essa semana, anunciou que estenderia a terceira dose para toda a população acima de 18 anos no país. Atualmente, a dispensa do uso de máscara no DF só está autorizada para locais abertos ao ar livre. – Precisamos aumentar o nível de vacinação e, agora, nos alegra muito essa notícia do Ministério da Saúde que vai começar a terceira dose para aqueles acima de 18 anos. A gente espera que essas doses cheguem para que possamos avançar na vacinação e liberar, em breve, o uso da máscara também em ambientes fechados. Estou muito confiante – disse Ibaneis.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo