Daniel Alves, com 36 ano de idade, é o jogador mais velho e com o maior número de convocações (138) do atual grupo de 23 atletas chamados para a competição.
Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro
O treinador da seleção brasileira, Tite (Adenor Leonardo Bacchi), escolheu o lateral direito Daniel Alves para ser o capitão da equipe nos dois jogos amistosos, contra o Catar, no dia 5 em Brasília; e contra Honduras no dia 9 em Porto Alegre, e durante a Copa América.
Daniel Alves, com 36 ano de idade, é o jogador mais velho e com o maior número de convocações (138) do atual grupo de 23 atletas chamados para a competição. Ele foi campeão da Copa América em 2007 e da Copa das Confederações em 2009 e 2013.
De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), “a última vez que o lateral-direito usou a braçadeira foi na vitória por 1 a 0 contra a Alemanha, em março de 2018, coincidentemente sua última partida pela seleção antes da lesão que o retirou da Copa da Rússia”.
O Brasil estreia na Copa América contra a Bolívia, no dia 14 de junho, às 21h30, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. O jogo marca a abertura da competição, que vai até 7 de julho, com a partida final marcada para o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Sustentabilidade
Nos dois jogos amistosos, contra o Catar e Honduras, a CBF promoverá ações de sustentabilidade alinhada à política nacional de resíduos sólidos. A intenção é coletar e reaproveitar 20 toneladas de resíduos nas duas partidas. Segundo a entidade, 25 cooperativas de Brasília e Porto Alegre estarão envolvidas. Com 142 catadores trabalhando nos dois estádios.
– É feita ainda uma inclusão sócio produtiva com a utilização de catadores locais. Para os amistosos em Brasília e Porto Alegre, cerca de 25 cooperativas das duas cidades devem ser envolvidas. Eles receberão luvas de proteção, uniforme, ajuda de custo para transporte, lanche e uma diária, além de ficar com todo o material recolhido como doação – informou a CBF.
Marta sente dor na coxa esquerda
A principal jogadora da seleção brasileira, Marta está com uma lesão no músculo bíceps femoral da coxa esquerda, conforme exame feito na manhã de sábado. A atleta, eleita pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), como a melhor do mundo em 2018, sentiu a dor no treinamento da última sexta-feira e, imediatamento, iniciou o tratamento de recuperação.
Marta permanecerá em tratamento fisioterápico com avaliações periódicas e, em uma semana, um novo exame de imagem para analisar a evolução do tratamento, de acordo com informação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Outra jogadora que também está machucada é a zagueira Érika. Ela se recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo.
Seleção brasileira feminina de futebol está realizando a sua preparação para a Copa do Mundo da França, que começa no dia 7 de junho, em Portimão, na Região do Algarve, no litoral Sul de Portugal.
A cidade fica a três horas de Lisboa e recepciona a delegação brasileira até 5 de junho, quando a equipe comandada pelo treinador Vadão (Oswaldo Fumeiro Alvarez) viaja para a França. O Brasil estreia na competição no dia 9, contra a Jamaica.