O Campeonato Mundial de LoL, conhecido como Worlds, de 2022 está confirmado e acontecerá na América do Norte. Cidades no México, EUA e Canadá irão sediar o evento.
Os fãs de uma das maiores franquias de games podem ficar tranquilos e começar a pensar nas apostas online: o Campeonato Mundial de LoL está confirmado para 2022. A Riot Games anunciou que o evento acontecerá nos três países da América do Norte, cada fase em um deles.
O anúncio foi feito por Chris Greeley, comissário da LCS, em uma entrevista com Travis Gafford, um conhecido produtor de conteúdo independente sobre League of Legends. Essa é a primeira vez que o torneio irá acontecer em três países diferentes.
As datas ainda não foram confirmadas, mas as cidades que irão receber partidas já foram definidas. A última vez que a América do Norte sediou o Campeonato Mundial foi em 2016, ocasião em que as etapas aconteceram em San Francisco, Chicago, Nova York e Los Angeles.
A história do Campeonato Mundial de LoL
Apesar do LoL ser popular há muitos anos, o primeiro torneio mundial aconteceu apenas em 2011, na Suécia, e o valor total dos prêmios era de "apenas" 100 mil dólares. Participaram oito equipes que representavam a América do Norte, Europa e Ásia.
Nos dois anos seguintes o game fez ainda mais sucesso e o campeonato ganhou mais visibilidade. O prêmio passou a ser de dois milhões de dólares e, em 2013, 32 milhões de espectadores assistiram à competição via streaming. O número de equipes participantes também aumentou para 14.
Em 2014 o grande destaque foi, pela primeira vez, a classificação de uma equipe brasileira no campeonato. A KaBuM! e-Sports se classificou ao vencer o CBLOL, campeonato nacional de League of Legends. Depois disso, passou pelo WildCard e chegou à fase de grupos do Worlds.
Equipes que já ganharam o Campeonato Mundial de LoL
Como será a edição do Campeonato Mundial de LoL em 2022
A primeira etapa, a fase de classificação, acontecerá na Cidade do México, na arena da Liga Latinoamérica. A fase de grupos e as semifinais vão acontecer em Nova Iorque, no Hulu Theater do Madison Square Garden. Para as semifinais as equipes vão para Toronto, no Canadá, na Scotiabank Arena. A grande final acontece em São Francisco, no Chase Center.
A classificação ao campeonato acontece em duas etapas, primeiro a fase de entrada com as equipes melhores classificadas nas regiões emergentes e os terceiros e quartos colocados das regiões Majors. O número de vagas disponíveis varia de acordo com a região. Veja:
LCK – 4 vagas: 3 na Fase de Grupos e 1 na Fase de Entrada;
LPL – 4 vagas: 3 na Fase de Grupos e 1 na Fase de Entrada;
LEC – 3 vagas: 2 na Fase de Grupos e 1 na Fase de Entrada;
LCS – 3 vagas: 2 na Fase de Grupos e 1 na Fase de Entrada;
PCS – 2 vagas: 1 na Fase de Grupos e 1 na Fase de Entrada;
VCS – 2 vagas: 1 na Fase de Grupos e 1 na Fase de Entrada;
LCL – 1 vaga: Fase de Entrada;
LLA – 1 vaga: Fase de Entrada;
TCL – 1 vaga: Fase de Entrada;
CBLOL – 1 vaga: Fase de Entrada;
LJL – 1 vaga: Fase de Entrada;
LCO – 1 vaga: Fase de Entrada;
As equipes asiáticas, principalmente da Coreia do Sul e China, são sempre grandes candidatas ao título, mas alguns times europeus estão cada vez mais fortes e os norte-americanos jogam em casa, tornando ainda mais disputado o Campeonato Mundial de LoL.