Uma das alternativas é levar as crianças para uma livraria para que elas escolham um livro de seu interesse.
Por Celso Martins-Belo Horizonte
O que fazer para a criança ter interesse em ler um livro? Essa é uma resposta que pais e educadores buscam quase todos os dias. Uma das alternativas é criar a cultura de apreciação do ambiente próprio para ela. Além da biblioteca da escola, a criança pode ter gosto pela leituraser levada para um espaço ao ar livre, como praças e parques.
Os professores podem reservar um dia na semana para uma visita a biblioteca da escola. Esse espaço deve ser pensado, longe das correrias e brincadeiras, para ser tornar um ambiente atraente para a criança. A dica é trocar as cadeiras por pufes, poltronas confortáveis, além de almofadas coloridas.
Outra dica é deixar as prateleiras dos livros bem organizada para que crianças mais baixas consigam alcançar os livros e manuseá-los de forma livre, sem necessidade de pedir ajuda. Com um espaço alegre, os estudantes vão querer voltar sempre.
A leitura nunca deve estar atrelada a uma exigência. Seja na leitura de histórias bíblicas infantis ou para um trabalho para a nota final do curso, o importante é a criança ser incentivada a desvendar a publicação, como se fosse um desafio.
Não é uma tarefa fácil com tantas opções de aplicativos de smartphone, videogames e outros, mas os livros podem mudar esse quadro.
Uma das alternativas é levar as crianças para uma livraria para que elas escolham um livro de seu interesse.
A turma deve ser avisada que o começo da leitura será durante um passeio e uma praça ou parque. Na “Todo Livro” há diversas opções e que certamente vão agradar os estudantes.