O veículo foi levado para o Rio Palatino, na área central do município, nas proximidades do túnel extravasor.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Petrópolis retomaram, nesta quinta-feira, as buscas por Mauro Oliveira França, de 68 anos. Ele estaria dentro de um carro arrastado pela força da enxurrada durante o forte temporal que atingiu a cidade, na Região Serrana do Rio, na quarta.

O veículo foi levado para o Rio Palatino, na área central do município, nas proximidades do túnel extravasor. Inicialmente, havia a suspeita de que ao menos duas pessoas estivessem desaparecidas. No entanto, segundo os bombeiros, até agora as buscas se concentram em encontrar apenas uma pessoa.
“Em situações de alagamentos, inundações e até mesmo exurradas, o motorista deve abandonar o veículo assim que a água atingir metade da roda. O que gera em torno de 30 cm de altura. Ou também caso ele perceba a força da correnteza, a dificuldade de controle do veículo e até mesmo falhas no motor. Se o carro começar a ser arrastado, a orientação principal é manter a calma, destravar portas e janelas e buscar sair do veículo. Em seguida, buscar um lugar mais alto que o veículo”, orienta o major Fabio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros.
Três veículos foram arrastados para o mesmo rio, mas as autoridades acreditam que somente o carro vermelho, que aparece afundando em imagens divulgadas nas redes sociais, estava ocupado.
Cidade volta à normalidade
Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva registrado em Petrópolis em poucas horas correspondeu a cerca de 70% do esperado para todo o mês de dezembro. Com a diminuição da intensidade do temporal ao longo da tarde de quarta-feira, a cidade começou a retomar gradualmente a rotina. Ainda há previsão de chuva.
As aulas, que haviam sido suspensas de forma preventiva, foram normalizadas nesta quinta-feira. Ao todo, cerca de 50 ocorrências foram registradas, incluindo deslizamentos de terra, quedas de árvores e muros, além de destelhamentos.
Rio retorna ao Estágio 1
Após os efeitos do temporal em diferentes regiões do estado, a cidade do Rio de Janeiro voltou ao Estágio 1 de atenção na manhã de quinta-feira. De acordo com o Sistema Alerta Rio, não há previsão de chuva moderada nas próximas horas.
O Radar Meteorológico do Sumaré identificou áreas de chuva sobre o oceano, sem deslocamento em direção à capital.
Previsão do tempo
A previsão indica céu encoberto a nublado ao longo do dia, com possibilidade de chuva fraca e isolada. Os ventos devem variar de fracos a moderados, e a temperatura máxima prevista é de 25°C.
Nesta sexta-feira, o tempo vai permanecer instável, com céu nublado e previsão de chuva fraca a moderada isolada pela tarde e noite. Os ventos estarão fracos a moderados.
A expectativa é de que o sol volte a aparecer no fim de semana, quando as temperaturas devem variar entre 22°C e 28°C e não há previsão de chuva.