Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

China alerta para clima mais extremo este ano

Arquivado em:
Segunda, 06 de Fevereiro de 2023 às 11:21, por: CdB

As regiões do sul da China precisam se preparar para altas temperaturas mais persistentes e garantir que o suprimento de energia esteja disponível para atender ao pico de demanda do verão, enquanto as regiões do norte precisam se preparar para fortes inundações.

Por Redação, com Reuters - de Pequim

As regiões da China foram alertadas para se prepararem para climas mais extremos este ano, depois que as temperaturas recordes e uma longa seca abalaram o fornecimento de energia do país e causaram estragos nas colheitas do verão passado.

chinaclima.jpg
As regiões da China foram alertadas para se prepararem para climas mais extremos este ano

As regiões do sul da China precisam se preparar para altas temperaturas mais persistentes e garantir que o suprimento de energia esteja disponível para atender ao pico de demanda do verão, enquanto as regiões do norte precisam se preparar para fortes inundações, disse Song Shanyun, porta-voz da Administração Meteorológica da China, em um briefing nesta segunda-feira.

– Atualmente, o aquecimento global está acelerando... e sob o impacto da mudança climática, o sistema climático está se tornando cada vez mais instável – disse Song.

A China foi atingida em junho passado por uma onda de calor que durou mais de 70 dias, danificando plantações, secando lagos e reservatórios e causando incêndios florestais devastadores em toda a bacia do rio Yangtze. Em agosto, até 267 estações meteorológicas registraram suas temperaturas mais altas até o momento.

Uma queda acentuada nas chuvas nas regiões do sudoeste de Sichuan e Chongqing também forçou as usinas hidrelétricas a reduzir a produção. As indústrias locais tiveram que restringir as operações, e os fornecimentos de eletricidade para a costa leste também foram afetados.

Temperaturas médias na China

As temperaturas médias na China durante todo o ano de 2022 atingiram 10,5 graus Celsius, 0,62 grau Celsius acima da média, disse Jia Xiaolong, especialista do governo no mesmo briefing nesta segunda-feira, com as temperaturas médias na primavera, verão e outono em seu nível mais alto já registrado.

A precipitação média na China no ano passado foi 5% menor do que o normal, acrescentou ele.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo