Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Candidatura de Pacheco ao governo de MG ganha tração, com apoio de Lula

Rodrigo Pacheco se destaca como favorito ao governo de Minas Gerais com apoio de Lula, enfrentando candidatos de direita como Nikolas Ferreira e Cleitinho.

Quarta, 03 de Setembro de 2025 às 20:42, por: CdB

A disputa, no entanto, tende a ser acirrada diante de candidaturas como a do deputado Nikolas Ferreira (PL) e do senador Cleitinho (Republicanos), ambos do espectro de direita.

Por Redação – de Belo Horizonte

A nova pesquisa Atlas Intel, em análise procedida nesta quarta-feira, coloca o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) como o favorito dos mineiros para o cargo de governador. A pesquisa testou diversos cenários e a margem de vantagem de Pacheco cresce quando ele é associado ao apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Candidatura de Pacheco ao governo de MG ganha tração, com apoio de Lula | O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é provável candidato ao governo mineiro
O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é provável candidato ao governo mineiro

A disputa, no entanto, tende a ser acirrada diante de candidaturas como a do deputado Nikolas Ferreira (PL) e do senador Cleitinho (Republicanos), ambos do espectro de direita. Nenhum dos possíveis candidatos conservadores, no entanto, confirmou o objetivo de concorrer ao cargo. 

O atual vice-governador, Matheus Simões (Novo), no entanto, que já se declarou pré-candidato, figura em todas as simulações de primeiro turno com apenas um dígito na porcentagem de intenções de voto. Quando desconsiderados os apadrinhamentos políticos de Lula, Zema e Bolsonaro, Pacheco e Ferreira aparecem empatados na margem de erro.

 

Fator Zema 

O mesmo levantamento aponta que 54% dos mineiros desaprovam o governador Romeu Zema (Novo), enquanto a aprovação é de 39% e os que não souberam opinar ficaram na casa dos 7%. Quando a avaliação tem mais opções de resposta, 43,7% dos mineiros avaliam a administração de Zema como “péssima” ou “ruim”.

Na mesma pesquisa foram testados possíveis cenários para as eleições de 2026, considerando somente o eleitorado mineiro. O presidente Lula aparece com 42,6% de intenções de voto. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece com 32% e Zema com 9,6%. 

Os pesquisadores ouviram, entre os dias 20 e 25 de agosto, 2.035 eleitores mineiros.

Edições digital e impressa