Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Califórnia pode ter mais terremotos

Na pequena cidade desértica de Ridgecrest, próxima do epicentro do terremoto de magnitude 6,4, prateleiras de mercados estavam repletas de garrafas, latas e embalagens rompidas.

Sexta, 05 de Julho de 2019 às 08:00, por: CdB

Na pequena cidade desértica de Ridgecrest, próxima do epicentro do terremoto de magnitude 6,4, prateleiras de mercados estavam repletas de garrafas, latas e embalagens rompidas.

Por Redação, com Reuters - de Nova York

 Moradores avaliavam danos e limpavam os destroços, nesta sexta-feira, do maior terremoto a atingir o sul do Estado norte-americano da Califórnia em 25 anos, após tremores que foram sentidos por mais de 20 milhões de pessoas entre Los Angeles e Las Vegas.
california-.jpg
Homem observa fissura aberta por terremoto em deserto da Califórnia
E provavelmente não terminou. Mais sismos, e grandes, podem ocorrer nos próximos dias, disseram sismólogos. Na pequena cidade desértica de Ridgecrest, próxima do epicentro do terremoto de magnitude 6,4, prateleiras de mercados estavam repletas de garrafas, latas e embalagens rompidas. – Limpei mais de 75 litros de vinho que derramou, além de cerveja, refrigerante e o bebedouro que virou. Temos danos de vários milhares de dólares – disse o proprietário James Wilhorn. Só alguns ferimentos foram relatados, mas duas casas pegaram fogo devido ao rompimento das tubulações de gás, disseram autoridades. A água de canos quebrados brotou de rachaduras no pavimento. Fissuras profundas se espalharam pelo Deserto do Mojave, e transeuntes paravam para tirar selfies.

Tremores

Lucy Jones, sismóloga da Agência Geológica dos Estados Unidos (USGS), disse que mais de 80 tremores secundários atingiram a área nas horas seguintes ao terremoto inicial. – Devemos esperar muitos tremores secundários, e alguns deles serão maiores do que os três que tivemos até agora – disse ela em uma coletiva de imprensa. “Acho que a chance de termos um de magnitude 5... é provavelmente maior do que 50%”. O sismo atingiu o extremo do Parque Nacional do Vale da Morte, cerca de 180 quilômetros ao nordeste de Los Angeles, perto das 10h30 de quinta-feira. Ele ocorreu a 10,7 quilômetros de profundidade, o que é considerado muito raso, e amplificou seu efeito, sendo sentido em uma área habitada por 20 milhões de pessoas, disse o Centro Sismológico Europeu (EMSC). O Hospital Regional de Ridgecrest, de onde 15 pacientes foram retirados mais cedo, parecia intacto, a não ser por algumas rachaduras novas nas paredes. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, aprovou um decreto de emergência, e a prefeita de Ridgecrest, Peggy Breeden, disse ter declarado um estado de emergência, medida que permite à cidade receber ajuda de agências de fora.

Moradores

Peggy disse que pediu aos moradores para verificarem seus vizinhos. – Somos uma comunidade muito unida, e todos estão trabalhando para cuidar uns dos outros – disse ela à agência inglesa de notícias Reuters por telefone.
Edições digital e impressa