De janeiro a maio deste ano, o turismo internacional cresceu 36% em relação ao mesmo período de 2022. Nos cinco primeiros meses deste ano, os estrangeiros gastaram no Brasil US$ 2,721 bilhões (quase R$ 13 bilhões), contra US$ 2 bilhões registrados no ano passado.
Por Redação, com ACS - de Brasília
O Brasil teve o melhor maio da história em gastos realizados por turistas estrangeiros no país, com registro total de US$ 567 milhões (cerca de R$ 2,7 bilhões). Trata-se do maior índice da série histórica, que começou a ser monitorada em 1995, com dados fornecidos pelo Banco Central.
Até então, o recorde de gastos para este mês havia sido registrado em 2014, quando os turistas de outros países deixaram US$ 525 milhões no Brasil.
De janeiro a maio deste ano, o turismo internacional cresceu 36% em relação ao mesmo período de 2022. Nos cinco primeiros meses deste ano, os estrangeiros gastaram no Brasil US$ 2,721 bilhões (quase R$ 13 bilhões), contra US$ 2 bilhões registrados no ano passado.
– Este resultado de maio nos dá ainda mais ânimo e convicção de que estamos no caminho certo para irmos longe e fazer do turismo internacional uma das atividades econômicas que mais vai gerar muito emprego e renda no Brasil nos próximos anos. Estamos transformando potencial em realidade – disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O turismo brasileiro apresenta recuperação em patamares de pré-pandemia. Em 2019, os turistas deixaram no país um valor ligeiramente menor do que neste ano: US$ 2,701 bilhões.
Em 2023, a soma do número de voos com destino ao Brasil já realizados mais aqueles com previsão de realização até dezembro indica um aumento de 40% em comparação com o ano passado. A expectativa é que o número saia dos 46.223 registrados em 2022 para 64.783, segundo dados da Embratur com a Fowardkeys.
Mais visitantes estrangeiros
A Embratur trabalha para elevar o número de visitantes estrangeiros no segundo semestre, com foco na ampliação da conectividade aérea internacional. Com esse objetivo, atua em parceria com as companhias aéreas.
A fim de garantir a maior presença de estrangeiros em voos, a agência já participou de sete feiras internacionais e organiza estande em outras nove feiras neste ano.